Reprodução Humana

Inseminação artificial

A inseminação artificial consiste no incentivo da ovulação com medicamentos hormonais.

Inseminação artificial

Conheça o tratamento

A Inseminação intra-uterina (IIU) mais conhecida como inseminação artificial, assim como o Coito Programado, é considerado um tratamento de Reprodução Assistida de baixa complexidade. É uma boa opção de tratamento nos casais os quais a mulher apresenta histerossalpingografia normal (exame feito no útero e nas trompas uterinas) e o homem tem uma alteração espermática mais leve, que poderá ser corrigida com o preparo do sêmen. Além disso, a inseminação artificial também poderá ser utilizada para tratamento de casais com infertilidade sem causa aparente após completa investigação diagnóstica.

Etapas do tratamento

A inseminação artificial consiste no incentivo da ovulação com medicamentos hormonais, por via oral ou aplicação subcutânea, em média por 10 a 12 dias. Durante este período a indução da ovulação é monitorada por exames de ultrassom transvaginal. Geralmente 34 a 36 horas antes da inseminação intra-uterina administra-se uma medicação para incentivar mais uma vez a ovulação e no dia programado realiza-se o preparo seminal seguido da inseminação propriamente dita.

O preparo seminal é realizado após a coleta para melhorar a capacidade dos espermatozoides em fertilizar o óvulo, em media 1 a 2 horas antes.

inseminação artificial do sêmen no útero da mulher é um procedimento simples e indolor e consiste na colocação de um pequeno cateter dentro do útero da paciente, contendo o sêmen previamente preparado que, dessa forma, é injetado na cavidade uterina. Após o procedimento, a paciente fica de repouso na sala de recuperação por cerca de 40 minutos e depois volta às suas atividades normalmente. Após aproximadamente 14 dias, é feito o teste de gravidez.

Quem somos

Nossa equipe de especialistas.

A medicina reprodutiva evoluiu muito nos últimos anos e na Clínica Mãe você encontra os melhores profissionais com as técnicas mais modernas da área. Contamos com uma equipe multidisciplinar visando a saúde e bem-estar da mulher, como nutrição, endocrinologia e medicina estética, tudo em uma estrutura de conforto e tecnologia de ponta para atender com os mais elevados padrões de qualidade.

clínica mãe

Dr. Alfonso Massaguer

CRM 97.335
Ginecologia e Reprodução Humana

clínica mãe

Dra. Paula Beatriz Fettback

CRM 117477-SP
Ginecologia e Reprodução Humana

clínica mãe

Dr. Vamberto Maia Filho

CRM 118.297
Ginecologia e Reprodução Humana

clínica mãe

Dra. Karla Giusti Zacharias

CRM/SP 100967
Ginecologia e Reprodução Humana

clínica mãe

Fernanda Lamounier

CRBM 13.530
Biomédica