Reprodução Humana

Coito programado

É o tratamento que estimula a produção de óvulos na mulher através de medicamentos e é classificado de baixa complexidade.

Coito programado

Conheça o tratamento

Coito Programado, ou relação sexual programada, é um tratamento que estimula a produção de óvulos na mulher através de medicamentos. O coito programado é classificado como tratamento de reprodução assistida de baixa complexidade e é indicado principalmente para casais cujas mulheres tenham o exame de histerossalpingografia normal (tubas uterinas normais), mas que tenham anovulações crônicas (demora da ovulação, que pode acontecer se houver ovários policísticos, por exemplo) e nos casais que tenham o sêmen normal. Além disso, pode ser indicado também para os casais com infertilidade sem causa aparente após completa pesquisa diagnóstica.

Etapas do tratamento

incentivo da ovulação é feita através de medicamentos aplicados a partir do ciclo menstrual, que geralmente é via oral ou através de injeções subcutâneas, que pode agir diretamente ou indiretamente nos ovários estimulando a produção de óvulos. A dose do medicamento para o tratamento do coito programado varia de acordo com a idade, peso, altura e o número de folículos ovarianos, ou seja, para cada paciente existe uma dose individual.

O tratamento via oral é aplicado em cinco dias consecutivos e dura em torno de 15 dias. Já as injeções são aplicadas na média de 10 dias consecutivos e duram o mesmo período. Durante a indução da ovulação monitora-se o crescimento dos óvulos através do ultrassom transvaginal e também, previamente, a ovulação. Após essas etapas, ainda durante o tratamento do coito programado, o casal é orientado sobre os melhores momentos para manter relações sexuais, a fim de aumentar a possibilidade de gestação.

Quem somos

Nossa equipe de especialistas.

A medicina reprodutiva evoluiu muito nos últimos anos e na Clínica Mãe você encontra os melhores profissionais com as técnicas mais modernas da área. Contamos com uma equipe multidisciplinar visando a saúde e bem-estar da mulher, como nutrição, endocrinologia e medicina estética, tudo em uma estrutura de conforto e tecnologia de ponta para atender com os mais elevados padrões de qualidade.

Dr. Alfonso Massaguer

CRM 97.335
Ginecologia e Reprodução Humana

Dra. Paula Beatriz Fettback

CRM 117477-SP
Ginecologia e Reprodução Humana

Dr. Vamberto Maia Filho

CRM 118.297
Ginecologia e Reprodução Humana

Dra. Karla Giusti Zacharias

CRM/SP 100967
Ginecologia e Reprodução Humana

Fernanda Lamounier

CRBM 13.530
Biomédica