A infertilidade do casal pode trazer diversos momentos de tristeza e ansiedade, já que muitos esperam organizar bem a vida antes de iniciar o processo de ter filhos, e assim aumentar sua família.

Porém, várias coisas, como mostraremos logo abaixo, podem levar a infertilidade do casal, atrapalhando alguns planos e fazendo com que diversas atividades sejam postas em prática para sanar os problemas encontrados.

Abaixo falamos melhor sobre o tema, para que se compreenda melhor os motivos principais da infertilidade do casal. Siga lendo, e saiba mais!

O que define a infertilidade do casal?

As primeiras suspeitas de alguma condição de infertilidade do casal, podem vir quando ele passa por pelo menos 12 meses tendo relações sexuais constantes e sem o uso de métodos contraceptivos, e não chega ao processo da gravidez.

Com essa primeira condição, temos um alerta da necessidade de buscar médicos especializados no assunto para verificar a fertilidade dos dois, e assim determinar as causas principais, tratamentos, dentre outras ações.

Motivos da infertilidade feminina

Embora a sociedade muitas vezes tenha atribuído a infertilidade do casal à mulher, a estimativa é a de em apenas 35% dos casos são por problemas de saúde dela.

Dentre os problemas de saúde da mulher que podem levar a processos temporários ou mesmo permanentes de infertilidade, temos:

  • Fator idade, já que perto dos 40 anos a mulher começa a perder ainda mais os níveis de ovulação.
  • Outros problemas de ovulação, que podem ser por hormônios desregulados, estresse ou outras condições de saúde associadas.
  • Endometriose, uma doença difícil de ser corretamente diagnosticada e tratada, e que pode comprometer muito a infertilidade da mulher.
  • Problemas no útero, nas trompas de falópio, ou em outros itens do sistema reprodutor.

Diversos fatores então podem acabar causando a infertilidade da mulher, e por consequência a do casal.

Motivos da infertilidade masculina

Dificilmente considerado “culpado” da infertilidade do casal, atualmente já se sabe que 35% de casos do tipo são por problemas relacionados ao homem.

Dentre as principais situações que podem levar o mesmo a ter problemas de fertilidade, temos:

  • Problemas nos espermatozoides, que podem ter dificuldades em serem formados, má mobilidade ou mesmo na liberação deles.
  • Doenças mais complexas e de tratamento difícil, como o câncer.
  • Inflamações ou torções nos testículos.
  • Doenças sexualmente transmissíveis não tratadas.

Infertilidade do casal: diagnóstico e tratamentos

Para estabelecer melhor o nível de infertilidade do casal é necessário a avaliação de ambos. Ou seja, com a realização dos testes necessários a fim de ter conhecimento do que ocorre com a saúde de cada um.

Ressaltamos que infelizmente em 20% dos casos de infertilidade, as causas não podem ser diagnosticadas, o que pode demonstrar o quanto a saúde mental também pode interferir no processo.

A partir do diagnóstico, as linhas de tratamento passam a ser seguidas, bem como a avaliação de opções paliativas, caso se verifique que a infertilidade do casal ou de um deles não tem cura.

Mesmo com vários motivos, buscar o auxílio médico é a melhor opção para que o casal infértil seja devidamente avaliada, e quando for o caso, resolvida, levando ao tão sonhado momento de aumentar a família!

Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!