Muitos casais já ouviram falar no teste de ovulação. Mas grande parte deles não sabem exatamente do que se trata, como funciona ou então como ele é feito.

Basicamente, o teste de ovulação é composto por exames que pretendem auxiliar os casais no processo de engravidar. Por meio dele é possível descobrir qual o período fértil da mulher para facilitar o sucesso da gestação.

Ou seja, o teste consegue identificar pela urina da mulher a presença de LH, um hormônio que evidencia a proximidade da ovulação, que é o período mais fácil para a mulher engravidar.

Continue sua leitura e entenda mais sobre o ciclo ovulatório e como funciona o teste de ovulação. Confira!

Período de Ovulação

O período de ovulação nada mais é do que o momento do ciclo menstrual onde o óvulo consegue ser liberado e poderá ser fecundado pelo espermatozoide. Geralmente acontece no meio do ciclo, através de alguns hormônios femininos.

Sinais da ovulação

Entre os principais sinais que a mulher evidencia quando está no período da ovulação, estão:

  • Mais libido, devido ao aumento do estradiol, bem como dos andrógenos;
  • Presença de secreção transparente e elástica;
  • A temperatura corporal aumenta, sendo que um método de verificar a ovulação é observar sua temperatura ao acordar;
  • Desconforto na região pélvica, devido ao rompimento da estrutura para liberação do óvulo.

Quando fazer o teste de ovulação?

Dependerá completamente do seu ciclo menstrual. A situação normal é que a ovulação e o período fértil aconteçam no meio do ciclo. Caso sua menstruação desça a cada 28 dias, então ovulará próximo ao dia 14.

Considerando este cenário, você poderia começar a fazer o teste 2 ou então 3 dias antes. Enquanto isso, mulheres com o ciclo irregular, podem usar a técnica abaixo:

  • Use como parâmetro a duração do ciclo mais curto dos últimos meses. Exemplo: durou 35 dias. Então você vai subtrair 14 dos 35. O resultado será uma estimativa do período fértil, não uma certeza.

Como fazer o teste de ovulação?

Você pode obtê-lo em farmácias. Como dissemos acima, ele consegue detectar através da urina a presença do hormônio LH, que fica alto 24 horas antes de ocorrer a liberação do óvulo.

Dessa forma, se o teste de ovulação indicar este pico, a mulher deve manter relações sexuais sem preservativos, porque logo terá um óvulo disponível para o espermatozoide fecundar.

Funcionamento do teste de ovulação

O teste de ovulação funciona da mesma forma que o teste de gravidez com as seguintes etapas:

  • A mulher coleta a urina em um potinho e insere o teste até a marca máxima;
  • Aguarda 5 minutos e terá o resultado;
  • Quando o teste der positivo, leva mais 24 a 36 horas para a ovulação acontecer.

É importante lembrar que a mulher deve ter conhecimento da duração do seu ciclo menstrual, para que ele possa ser eficiente.

Como analisar o teste

Existem dois tipos de testes de ovulação. Então, para analisar corretamente cada um deles, basta seguir as orientações abaixo:

  • Teste de tira: precisa aparecer as duas linhas, e devem ficar mais escuras do que a linha de controle, dessa forma você estará no período fértil;
  • Teste digital: no teste de ovulação digital após adicionar na urina, irá aparecer um rostinho feliz, indicando de forma positiva o período fértil.

O Teste de ovulação é importante para a Reprodução Assistida?

Geralmente esse teste é vendido na farmácia e é recomendado pelos médicos para as pessoas que estão tentando engravidar, assim como aquelas que não têm evidência de problemas com infertilidade.

Agora, pensando na reprodução assistida, não há indicação do teste de ovulação vendido na farmácia, porque nessa situação há o acompanhamento da ovulação através de ecografias.

Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!