Etapas da FIV são as fases que integram o processo Fertilização In Vitro. Mas e você, conhece cada uma delas e suas particularidades?

Buscar o entendimento de cada uma dessas etapas é importante. Principalmente por dar mais conforto as emoções dos casais que pretendem realizar o processo de fertilização in vitro.

Compreender desde a coleta dos óvulos bem como espermatozoides, até o desenvolvimento embrionário, traz mais segurança para as pessoas que precisam fazer o processo. Neste artigo pretendemos esclarecer as etapas da FIV. Confira abaixo!

Participando de cada etapa

Conforme as etapas da FIV vão evoluindo é importante que o casal acompanhe o processo de perto. Além disso, cabe ao profissional responsável deixá-los a par da situação e à vontade para realizarem possíveis questionamentos.

O Dr. Alfonso Massaguer que é especialista na área explica que:

A transferência embrionária é a última fase do processo de fertilização In vitro e, por isso mesmo, é sempre permeado de muita ansiedade, já que o resultado pelo sucesso ou não de uma gravidez se aproxima”.

Portanto, conhecer afundo todas as etapas FIV, desde o início, muitas vezes torna o processo menos angustiante e mais fácil de lidar.

Descrição das etapas da FIV

O processo de fertilização in vitro é composto por 5 etapas. São elas:

  1. Estimulação do ovário e indução da ovulação

Muitas vezes o impedimento para uma gestação de qualidade está relacionado com problemas hormonais, que prejudicam o processo de ovulação.

Então, a primeira das etapas da FIV é a prescrição de medicações com hormônios. Esta medicação irá estimular os ovários a liberarem mais óvulos durante o ciclo. Assim, com o aumento do número de óvulos, há uma maior possibilidade de fecundação.

Esse processo começa no início da menstruação e se mentem por mais ou menos 12 dias.

Após isto, inicia-se a verificação das dosagens de hormônios, assim como a observação do amadurecimento dos óvulos. Por fim, administra-se mais um hormônio, que é o hCG, responsável por desencadear a ovulação.

  1. Etapas da FIV: punção dos ovários

A segunda etapa, ocorre através da retirada dos óvulos para fecundar em laboratório com espermatozoide.

Dessa forma, a paciente é anestesiada e é coletado o líquido folicular, através de agulha especial. Este material é enviado para o laboratório realizar o restante.

E ainda neste dia, irá acontecer a coleta do sêmen, onde o parceiro deve estar sem praticar relações sexuais por aproximadamente 2 dias.

  1. Fecundação

Esta é terceira parte das etapas da FIV, que pode ocorrer de duas maneiras:

  • FIV clássica, onde óvulos e espermatozoides são transferidos para placas de cultura e incubados, para fecundação natural;
  • ICSI, é um pouco diferente, pois cada espermatozoide, será injetado em cada óvulo.

Então, no dia subsequente é verificado se houve a fertilização.

  1. Cultivo embrionário

Na quarta etapa, que acontece após 6 dias, ocorre a transferência do embrião, e é neste momento que se realiza uma biopsia embrionária, a fim de verificar alterações genéticas.

  1. Etapas da FIV: transferência do embrião

Aqui temos a última etapa que é a transferência para o útero. Precisa de muito cuidado, bem como deve ser feitor no tempo adequado. Se necessário, os embriões podem ser congelados e implantados no útero, no próximo ciclo. Os estágios que permitem a transferência são:

  • Clivagem (D2 ou D3);
  • Blastocisto (D5 ou D6).

Cuidados com a transferência

O Dr. Alfonso orienta que “É preciso que a mulher esteja de bexiga cheia, para que o útero fique reto e o aparelho de ultrassom possa identificar melhor as imagens, já que uma visão nítida é essencial para a colocação correta do embrião dentro do útero da mulher”, e ainda refere que a transferência não causa dor na mulher.

Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!