Quando se fala em infertilidade, geralmente os motivos para que isso aconteça são associados a condições da mulher, contudo, é importante deixar bem claro que tanto homem como mulher podem apresentar características pessoais ou doenças que levem à infertilidade. Saiba mais neste post, que aborda a varicocele e infertilidade masculina.

Definição da varicocele e infertilidade masculina

A varicocele é uma condição do testículo que causa a dilatação anormal de suas veias. Com isso, a produção de espermatozoides é afetada, tanto na qualidade como na quantidade, em razão do retorno venoso.

A relação varicocele e infertilidade masculina é muito importante pois essa condição é a principal causa de infertilidade em homens. Ocorre geralmente na adolescência, com a puberdade, e atinge homens até os 25 anos de idade, comumente.

Com isso, é fundamental a visita ao médico urologista no início da puberdade para identificar quaisquer problemas relacionado a doença, para eventual tratamento preventivo.

Sintomas

A doença geralmente é assintomática e, raras vezes, o paciente relata uma sensação de peso nos testículos e percebe um aumento do volume na área.

A doença geralmente afeta o testículo esquerdo, com incidência de 80 a 95% das vezes, ou então ambos os testículos, de 25 a 45% das vezes. Raramente ocorre no órgão direito.

Diagnóstico

Por raramente apresentar sintomas, somente se descobre o diagnóstico da doença quando se conclui pela varicocele e infertilidade masculina do paciente, ou seja, quando o casal está tendo dificuldades em engravidar e é iniciada uma fase de investigação sobre a causa.

O diagnóstico é feito pelo médico urologista e é completamente indolor, geralmente a conclusão se dá pela simples análise dos testículos. Em persistindo qualquer dúvida, é feito um exame de ultrassom para confirmação do diagnóstico.

Tipos de varicocele e infertilidade masculina

A depender do quão dilatadas estão as veias da região, a doença pode ser dividida entre leve, moderada e grave, sendo que a moderada e a grave que podem oferecer risco à fertilidade masculina.

Isso significa que varicocele e infertilidade masculina não é uma relação direta, já que estágio inicial da doença pode não acarretar problema algum para a gravidez. Em havendo o diagnóstico em seus estágios moderado ou grave, é importante a realização de exames complementares para atestar como está a produção dos espermatozoides, quais sejam:

• Exames de sangue para análise de taxas hormonais;
  • Espermograma;
  • Avaliação dos volumes dos testículos.

Tratamento

O tratamento da doença vai de acordo com o seu estágio, sendo que nem sempre é necessária a realização de cirurgia.

Existem tratamentos medicamentosos que visam à melhora da circulação na região, com consequente melhora na fertilidade e alívio de possíveis dores e desconfortos. Também são indicados o uso de compressas frias e prática de natação.

Para também não se submeter à intervenção cirúrgica, existe a técnica denominada embolização da varicocele, que age como uma espécie de cateterismo.

Há casos, porém, que a cirurgia é a única alternativa, denominada varicocelectomia, e pode ser feita por laparoscopia ou pelo método tradicional.

Sabendo da possibilidade de varicocele e infertilidade masculina, cuidar da saúde é essencial, o que inclui a realização de consultas preventivas.