Você pode estar se perguntando o que é oligospermia e quais os impactos que ela pode ter na fertilidade do homem.

Essa é uma condição que afeta a produção de espermatozoides e, por mais que possa parecer intimidador é importante lembrar sempre que nesses casos há a possibilidade de gerar filhos. Ao buscar a ajuda de um profissional, que possa indicar o melhor tratamento para o seu caso é possível alcançar seu objetivo.

Continue nesse post para saber o que é oligospermia, quais suas possíveis causas e tratamentos.

O que é?

Se você está se perguntando o que é oligospermia, saiba que ela se trata da diminuição do número de espermatozoides, ou seja, há pouca quantidade de espermatozoides no sêmen.

Para ser considerado que você é acometido pela condição a centralização de espermatozoides precisa ser menor que 15 milhões por ml de sêmen. Também conhecida como oligozoospermia essa condição traz dificuldades para gerar um filho.

Causas de o que é oligospermia

Algumas são as causas da oligospermia. Essa condição pode ser temporária ou permanente. Citaremos algumas causas a seguir.

  • Hormônios

São os hormônios que regulam o funcionamento do corpo. Assim como os ciclos menstruais podem ser afetados por questões hormonais, com os homens não é diferente e o desequilíbrio hormonal pode alterar a espermatogênese.

Nesses casos são avaliados os hormônios testosterona, dosagem da prolactina, hormônio tireoestimulante (TSH) e hormônio folículo estimulante (FHS).

  • Varicocele

Entre as respostas do que é oligospermia e quais são suas causas está a varicocele. Essa é a dilatação anormal das veias dentro do escroto, bolsa em que se encontra nos testículos, nessa condição há um fluxo inadequado de sangue e há suscetibilidade de acúmulo de substâncias tóxicas.

  • Genética

Questões genéticas também podem estar atreladas a oligospermia e pode ter interferência na produção de espermatozoides quando há alterações nos cromossomos sexuais, com é o caso da Síndrome de Klinefelter.

  • Hábitos

Os hábitos do indivíduo também podem comprometer a espermatogênese. Para que isso não ocorra é interessante apostar em um estilo de vida mais saudável. Alguns hábitos que interferem são o estresse, alimentação inadequada, tabagismo, alcoolismo, entre outros.

  • Idade

Assim como o envelhecimento afeta o organismo de diversas maneiras, ele também pode afetar a qualidade da espermatogênese.

Diagnóstico de o que é oligospermia

O diagnóstico geralmente decorre quando há dificuldade na tentativa de procriar e o casal busca ajuda médica. Sendo assim ocorre uma investigação da saúde reprodutiva nos cônjuges, ambos passam por exames.

No homem são realizados exame laboratoriais para avaliar a produção de espermatozoides, grau e intensidade da doença.

Tratamentos

Os tratamentos para a oligospermia pode ser cirúrgico, medicamentoso, mudanças no estilo de vida, tratamento hormonal. Há a possibilidade de recorrer a reprodução assistida, pois o indivíduo possui a capacidade de fertilizar, porém há dificuldade nesse processo uma vez que a quantidade de espermatozoides é baixa.

Nesse post respondemos um pouco o que é oligospermia, suas causas e possíveis tratamentos. Se você acha que pode sofrer dessa condição, é importante que busque ajuda de um profissional para que haja investigação da espermatogênese e se, caso se confirme, que você possa buscar as causas e apostar no tratamento correto para sua condição.

Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!