Todos sabem da importância do leite materno ao recém-nascido e o quão rico em proteínas, carboidratos e lipídeos que esse alimento é, contudo, poucos sabem que esse super nutriente é dividido em três fases que contribuem ao fortalecimento e crescimento do neném: colostro, leite de transição e leite maduro. Conheças as fases do leite materno neste post.

1- Colostro

O colostro é a primeira das fases do leite materno e é o leite produzido pela mãe entre o 1º e 5º dia depois do parto. Esse leite é caracterizado por ser rico em imunoglobulina e proteínas essenciais à imunidade da criança, tanto que é popularmente conhecido como “a primeira vacina da criança”, e sua aparência é de um leite transparente ou amarelado.

Seu aspecto lembra a água de coco e, apesar de ser mais líquido, jamais deve ser taxado como um “leite ruim”, como erroneamente algumas pessoas o fazem.

2- Leite de transição é uma das fases do leite materno

A partir do 6º dia que foi dada à luz, o leite é produzido mais intensamente e assim permanece até aproximadamente o 15º depois do parto. Trata-se de um leite mais gorduroso e rico em lactose, apesar da menor concentração de proteínas, e seu objetivo principal é atuar no crescimento da criança.

Nessa fase do leite materno, as mamas da mãe geralmente ficam maiores e mais inchadas, sendo que a amamentação frequente auxilia no alívio e também no inchaço.

3- Leite maduro

Na última das fases do leite materno, o leite maduro passa a ser produzido a partir do 15º dia depois do parto. O leite, quando atinge sua fase de maturação, assim permanece até o fim da amamentação.

O leite maduro é composto de nutrientes que atuam no desenvolvimento corporal e cognitivo da criança, como:

  • proteínas;
  • lipídios;
  • carboidratos;
  • vitaminas A e C;
  • ferro;
  • cálcio;
  • zinco

Por ser rico em nutrientes, não há necessidade de complementação da alimentação do neném, contudo, o acompanhamento médico é imprescindível.

Conclusão sobre as fases do leite materno

A Organização Mundial da Saúde recomenda que o leite materno seja o alimento exclusivo do neném nos 6 primeiros meses de vida, contudo, o essencial é manter acompanhamento médico antes e depois da gestação.

Principalmente porque são muitas as dúvidas e problemas que podem surgir da amamentação e, nem por isso, a mãe deve se sentir menos capaz caso enfrente qualquer dificuldade em amamentar.

Além das fases do leite materno, Interessante ressaltar a sua composição. Que pode mudar a cada mamada: ora mais fino, ora mais aguado, ora mais grosso. Quando mais fino, é rico em carboidratos, proteínas e vitaminas; se mais grosso e cremoso mais presente é a gordura. Isso é normal e é regulado pelo próprio organismo.

Informar-se ao máximo sobre a gravidez e o período pós-gestação é uma ótima maneira de encarar esse período de tantas mudanças.

Conhecendo as fases do leite materno, você entenderá a importância nutricional de investir na amamentação. Porém, desde já, saiba que a medicina está ao seu lado caso haja qualquer empecilho na amamentação. E não por isso, você deve se sentir menos mãe.

Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!