O sonho de ter um filho, para alguns casais, pode ser um caminho com muitos obstáculos, já que existem algumas condições biológicas e patológicas que podem afetar negativamente na fertilidade de homens e mulheres. Uma dessas questões é o fator tubário, que será tratado neste post.

O que é fator tubário

fator tubário é uma causa bastante recorrente de infertilidade e significa uma alteração nas trompas da mulher. Quando o casal deseja ter um filho, é essencial que a mulher passe por exames para verificar como estão as suas tubas uterinas, cujas permeabilidade e funcionalidade serão verificadas através de exames específicos, quais sejam, histerossalpingografia, a histerossonografia e a videolaparoscopia.

Funções dos exames

Como dito acima, a funcionalidade das tubas uterinas é analisada por alguns exames. O diagnóstico, portanto, de fator tubário dependerá de alguns resultados:

• Histerossalpingografiaé injetado contraste no corpo da mulher e é monitorado referido líquido em sua trajetória pelo corpo do colo uterino até a cavidade abdominal, através de um exame de raio X. Esse exame pode indicar o diagnóstico de condições uterinas específicas, quais sejam, obstrução das tubas, salpingite e aderências peritoniais;
  • Histerossonografiaé o mesmo princípio da histerossalpingografia, contudo, é indicado para mulheres que possuem problemas com o iodo contido no contraste;
  • Videolaparoscopia: É indicado quando existem fortes indícios de que a mulher possui fator tubário ou, então, quando houve alguma alteração identificada nos exames acima explanados.

Causas mais comuns

As causas mais comuns do fator tubário são condições pré-existentes da mulher que já tenha passado por quadros de infecção, como clamídia, gonococos, apendicite aguda, endometriose peritoneal, dentre outros.

Também pode ter como causa a realização de algum procedimento no passado, como a laqueadura, que tenha causado alguma lesão nas trompas.

Malefícios do fator tubário

A gravidez é prejudicada nesse quadro clínico porque quando há uma obstrução dos tubos uterinos consequentemente ocorre a retenção de líquidos dentro da trompa, causando hidrossalpinge, dificultando a nidação do embrião, quer dizer, afeta não só a gravidez natural, bem como aquela “in vitro”.

Fato é que as trompas são muito importantes, são elas que garantem a fertilização e desenvolvimento do embrião por 5 dias.

Nestes casos mais severos, o que se recomenda é a retirada da trompa e, em seguida, acompanhamento pela reprodução assistida.

Hoje, 15% dos casais passam por problemas de infertilidade, motivo pelo qual homem e mulher devem se submeter a exames específicos e investigação de qual a causa da dificuldade na gravidez.

Devem ser observados o histórico clínico e antecedentes do indivíduo e de sua família. O que, aliados a exames complementares, indicarão a exata causa da infertilidade, podendo, a partir daí, direcionar o casal ao tratamento mais específico e adequado.

Procure sempre por um médico de confiança e não tema pois o fator tubário pode ser tratado e o casal possui grandes chances de concretizar seu sonho de ter filhos.