A fertilidade em casos de câncer é uma dúvida recorrente em pacientes acometidos pela doença, considerando que a condição é muito complexa para o corpo humano, bem como as opções de tratamento.

Abaixo discutimos melhor sobre a fertilidade em casos de câncer e os procedimentos que podem ser realizados numa tentativa de preservá-la. É só seguir lendo para ter um conhecimento das opções existentes na atualidade!

O câncer compromete mesmo a fertilidade?

O câncer é uma doença complexa, que pode acontecer em diversas áreas do corpo humano, como cérebro, pulmões, mamas, colo do útero, próstata, pele, dentre outros.

Sem o correto diagnóstico e tratamento, a doença pode ser fatal, justamente porque ela pode se espalhar rapidamente para diversas áreas do corpo, causando as tão temidas metástases.

Por causa da própria doença, e dos cursos de tratamento, que compreendem ações agressivas como cirurgia, quimioterapia e radioterapia, a fertilidade em casos de câncer fica sim comprometida.

E esse comprometimento pode ocorrer com homens e mulheres, sendo essencial que os mesmos, ao receberem o diagnóstico da doença, procurem com seus médicos opções para preservar sua fertilidade, caso desejem ter filhos naturais.

Como garantir a fertilidade em casos de câncer?

Para se ter certeza de que a fertilidade em casos de câncer será assegurada depois do término do tratamento, temos alguns procedimentos específicos para mulheres, como:

  • Congelar óvulos, que são coletados após processo de fertilidade. O procedimento é usado quando a mulher não tem um parceiro fixo.
  • Congelar embriões, processo indicado para quando a mulher possui um parceiro fixo, que possa fornecer os espermatozoides para a fecundação deles.
  • Congelar partes do ovário, é muito útil para mulheres que sofrem de câncer nesta região, ou mesmo que sejam muito novas para congelar óvulos. É um procedimento considerado experimental, mas que pode ajudar a trazer fertilidade a mulher.

Dos três procedimentos, o melhor para a mulher é congelar os embriões, pois os óvulos e as partes do ovário possuem chances menores de realmente preservar a fertilidade em casos de câncer.

No caso dos homens o procedimento é considerado mais simples. Sendo que eles precisam apenas buscar o congelamento de sêmen, para assim garantir sua fertilidade em casos de câncer.

Os procedimentos podem ser realizados por todas as pessoas?

A fertilidade em casos de câncer depende de diversos procedimentos e análises. Especialmente as clínicas, usadas para medir o nível de saúde dos pacientes e assim iniciar procedimentos que possam ajudar no processo.

Importante ressaltar que a fertilidade em casos de câncer nem sempre é garantida, mesmo no processo mais seguro que é o congelamento de embriões.

Isso porque diversos fatores podem contribuir ou mesmo atrapalhar para que a fertilidade em casos de câncer seja plenamente preservada.

Os oncologistas agem preventivamente quando o câncer é diagnosticado. Ou seja, procuram alternativas para preservar a fertilidade do paciente em casos de confirmação da doença.

Por isso a importância de estar sempre com a saúde em dia. Realizando visitas periódicas ao médico, cuidando do corpo e mente com uma boa alimentação e exercícios regulares.

Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!