A adenomiose uterina é mais comum do que imaginamos, podendo ser uma condição que afeta muitas mulheres, com sintomas e sem diagnóstico.

Hoje vamos falar melhor sobre esta condição, te ajudando a compreender quando procurar auxílio, para assim recorrer ao correto diagnóstico e tratamento, caso tenha adenomiose uterina. Permaneça lendo para assim saber um pouco mais!

O que é Adenomiose uterina?

A adenomiose uterina é uma condição de saúde que afeta o útero das mulheres. Ou seja, quando as paredes internas ficam espessas, ocasionando dores intensas e até dificuldades para engravidar.

É possível então, que uma mulher sofra dela sem nem ter conhecimento, até que ela engravide e sinta os sintomas. Ou mesmo por falta de acompanhamento, dificultando o diagnóstico dessa doença.

Sintomas

Dentre os sintomas mais recorrentes, que acontecem principalmente dentro do período menstrual, temos:

• Abdômen inchado.
  • Cólicas intensas.
  • Dor ao realizar a evacuação.
  • Dor na relação sexual.
  • Fluxo menstrual intenso e por vários dias.
  • Prisão de ventre.

Sobre os sintomas da adenomiose uterina, é importante compreender que eles podem não aparecer até que a mulher engravide, e que durante a menopausa eles podem se extinguir completamente.

Causas

As causas da adenomiose uterina ainda são parcialmente desconhecidas, sendo que se considera que a condição possa acontecer por:

• Algum trauma ginecológico no útero.
  • Engravidar muitas vezes.
  • Parir via cesárea.

Mas, essas são apenas suposições, sendo que ainda não existem pesquisas científicas completas que apontem motivos, sejam eles clínicos ou mesmo genéticos, para o desenvolvimento da condição.

Como é feito o diagnóstico?

Caso se suspeite de ter adenomiose uterina, o primeiro passo é buscar seu ginecologista, evidenciar a suspeita, e aguardar as análises clínicas e a realização de exames, que podem ser:

• Histerossonografia.
  • Ressonância Magnética de pelve.
  • Ultrassom transvaginal.

Mas em muitos casos, é comum que a adenomiose uterina seja identificada na gravidez, quando a mulher passa a apresentar vários sintomas.

E a condição pode sim levar a um aborto se não for tratada e acompanhada, ou mesmo ao desenvolvimento de uma gravidez ectópica (quando o feto não se desenvolve no útero).

Tratamento da Adenomiose uterina

As opções disponíveis para o tratamento são:

• Cirurgia –realizada em casos extremos, quando as dores são muito intensas e a mulher já não possui intenção de ter filhos. Nela, se retira o útero da paciente, preservando seus ovários.
  • Hormônios –podendo ser usados de diversas formas, como DIU, anticoncepcional (ingerido, adesivado ou mesmo via injeção), dentre outros.
  • Medicamentos – sendo que se utilizam os anti-inflamatórios para gerenciar a dor sentida dentro do período menstrual.

O curso do tratamento dependerá de diversos fatores. Como a saúde física e psicológica da mulher, e o nível de sintomas que ela possui, de maneira que a adenomiose uterina seja controlada até a menopausa.

Por mais que não se saiba quais as causas, esse distúrbio possui tratamento, sendo essencial que você esteja sempre em contato com o seu Ginecologista, para assim verificar sua saúde como um todo!