O Brasil é um país campeão em parto por cesárea, estimulado pelas vantagens que o procedimento traz para a mãe, o bebê e toda a família.

Hoje, trouxemos algumas informações básicas sobre o procedimento, para que você saiba melhor o que esperar. Permaneça lendo e conheça melhor o procedimento!

O que é?

O parto por cesárea é um procedimento cirúrgico feito na mulher quando ela está prestes a dar à luz ao seu filho, ou em casos mais extremos, que exigem o nascimento da criança para cuidar da saúde dela ou da mãe.

Neste processo a criança não passa pelo canal vaginal ao nascer, mas sim é retirada através de uma abertura feita no abdômen e no útero da mulher, dentro de uma sala cirúrgica devidamente esterilizada.

Antes da cirurgia

Seguem os procedimentos básicos que antecedem um parto por cesárea:

  • Se possível, a mulher faz o jejum, ficando algumas horas sem consumir alimentos para evitar náuseas no processo.
  • A área do abdômen deve ter os pelos raspados, de maneira que se evitem possíveis infecções.
  • A mulher recebe uma anestesia pré-parto, sendo que a escolha depende do estado de saúde dela. A maioria consegue ficar acordada durante o procedimento.

Fora os procedimentos básicos de exames e avaliações para verificar e manter a saúde da mulher e do bebê.

Como acontece um parto por cesárea?

A partir do início dos efeitos da anestesia, o cirurgião irá fazer um corte horizontal de até 10cm no abdômen da mulher, cortando pele, músculos e mais tecidos até se aproximar do útero.

No útero ele faz novo corte, para assim acessar todo o seu conteúdo, tomando cuidado para não machucar a criança.

Depois se retira o bebê, fazendo a avaliação da respiração, para em seguida cortar o cordão umbilical e assim encaminhar o mesmo para limpeza e demais avaliações de saúde.

Pós-cirúrgico

Após a cirurgia do parto por cesárea, a mãe segue para uma enfermaria (caso não exista um problema grave), e o bebê vai para o berçário, onde passa pelos cuidados iniciais e recebe os encaminhamentos necessários.

Se estiver tudo bem com o bebê, ele segue para o colo da mãe, para que assim seja amamentado pela primeira vez.

No caso da mãe, a recomendação é a de que ela fique entre 6 a 12 horas em repouso, siga internada por pelo menos 2 dias, e receba medicamentos para dores, a não ser que outras condições sejam diagnosticadas.

Parto por cesárea é vantajoso?

Sob alguns pontos de vista um parto por cesárea pode sim ser vantajoso, já que ele permite que se marque o dia e horário do nascimento do bebê, evita surpresas e tem um tempo de duração bem menor do que um parto vaginal.

Fora que ele pode reduzir muito os níveis de estresse e de ansiedade da mãe, do pai da criança. Além de toda a família, que quer ver logo o novo bebê.

Mas existem também algumas desvantagens que devem ser consideradas. Como o fato de que qualquer cirurgia possui riscos, como o de infecção ou hemorragia. Além de que o pós parto é um pouco mais complicado. Por fim, mais uma desvantagem é a cicatriz.

Porém é necessário lembrar que em muitos casos o parto por cesárea é o mais indicado. Para assim preservar a saúde da mãe e do bebê!

Na dúvida, sempre converse com o seu médico, analisando bem todas as opções, de maneira que tudo fique esclarecido e você saiba qual decisão tomar!

Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!