A dificuldade para ter filhos está relacionada tanto a homens quanto a mulheres. Aproximadamente 15% dos casais passam por essa situação, sendo 50% dos casos em mulheres e 50% em homens. Portanto, os exames para verificar fertilidade são realizados para prevenção e tratamento caso seja diagnosticado o problema.

A infertilidade pode levar a sentimentos de angústia e frustração. Nem todas as pessoas se sentem preparadas para lidar com esse diagnóstico. Mas existem tratamentos e alguns exames devem ser feitos para avaliar o quadro. Confira abaixo quais são eles.

Exames para verificar fertilidade: dosagens hormonais

Alterações nos hormônios femininos, mesmo que pequenas, podem afetar as funções desempenhadas pelo organismo da mulher. Os hormônios regulam o ciclo menstrual e a ovulação, portanto, é necessário verificar se os níveis de FSH e estradiol, prolactina estão adequados.

A dosagem do anti-mulleriano é verificada em mulheres depois dos 35 anos para análise do número de óvulos existentes no ovário.

Exames de sangue

Os exames a seguir avaliam a situação hormonal de pacientes que passarão por métodos de reprodução assistida. Mas também é avaliada a presença de infecções nesse panorama de exames para verificar fertilidade.  São os seguintes:

  • Hormônio estimulador da tireoide (TSH);
  • Glicemia de jejum;
  • Hemograma;
  • Hormônio folículo estimulante (FSH);
  • Estradiol;
  • Prolactina;
  • Sorologia para Hepatite B; para Hepatite C; e para Sífilis;
  • Anticorpo HTLV 1 e 2;
  • Anticorpos HIV 1 e 2;
  • Sorologia para Rubéola e Toxoplasmose;
  • Tipagem sanguínea.

Análise seminal é um dos exames para verificar fertilidade

Esse exame é feito nos homens por meio de duas coletas do sêmen. Ele também é denominado espermograma e o homem deve estar de abstinência sexual por 2 ou 3 dias pelo menos. O exame traz uma análise morfológica do material coletado. Entretanto, não é um teste definitivo de fertilidade, uma vez que homens com problemas de fertilidade podem apresentar resultados normais.

Ultrassom endovaginal

O ultrassom endovaginal ou transvaginal avalia a anatomia do sistema reprodutor da mulher. Portanto, esse exame para verificar fertilidade prevê o tamanho dos ovários, sinais de ovulação, a presença de miomas, septos ou malformações e diagnostica endometriose.

Histerossalpingografia

A histerossalpingografia analisa de forma mais profunda a anatomia feminina. Ou seja, ela examina modificações que podem causar empecilhos para que o espermatozoide se encontre com o óvulo e para o transporte do embrião. São utilizados cateteres vaginais e pode haver utilização de analgésicos.

Hiteroscopia é um dos exames para verificar fertilidade

Nesse procedimento um pequeno tubo com câmera enxerga pólipos e miomas na cavidade uterina. Se forem encontrados, devem ser removidos. O exame é feito no período compreendido entre o 6º e o 11º dias do ciclo menstrual.

Videolaparoscopia

Trata-se de um exame cirúrgico e mais invasivo em relação aos anteriores. Afinal, são feitas pequenas incisões para observação do interior do abdome com câmeras para obtenção de maiores detalhes. Geralmente a videolaparoscopia é também utilizada para fins terapêuticos, para tratamento de alguma condição.

Vimos então alguns dos exames para verificar fertilidade. Para se prevenir, esteja com os exames em dia. Se tiver alguma dúvida deixe seu comentário ou entre em contato conosco!

Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!