As mulheres que planejam ter um bebê, mas tem dificuldade para engravidar, precisam se submeter a cuidados específicos, até mesmo para garantir que a concepção ocorra de forma tranquila. E os cuidados com a nutrição pré-gestacional é um deles.

Isso porque a alimentação influencia a fertilidade, logo, o equilíbrio nutricional é essencial para elevar as chances de gravidez bem como para ter uma gestação saudável.

Caso esteja querendo engravidar, continue lendo este post para entender de que forma a nutrição pré-gestacional pode ajudar na fertilidade.

Fatores que afetam a fertilidade

Deixar para engravidar depois dos trinta anos é um fator de limitação para o processo gestacional. Estilos de vida envolvendo alimentação, tabagismo bem como a prática de exercícios físicos, também se relacionam com a fertilidade, mesmo em casos de reprodução assistida (como fertilização em vitro).

Nesse sentido, bons hábitos de nutrição pré-gestacional podem interferir positivamente na qualidade dos óvulos e dos embriões.

Como a nutrição pré-gestacional melhora a fertilidade

A nutrição pré-gestacional pode trazer muitos benefícios para a fertilidade. Uma alimentação rica em vegetais, frutas, grãos, azeite e pouca carne vermelha, por exemplo, pode aumentar em até três vezes a probabilidade de engravidar.

Tendo em vista essa realidade, confira abaixo algumas dicas para garantir uma nutrição pré-gestacional que possa beneficiar a fertilidade:

  • Consuma todos os dias cereais não refinados, frutas, vegetais e legumes;
  • Use azeite para preparar alimentos
  • Faça a ingestão de peixes de quatro a cinco vezes por semana
  • Evite bebida alcoólica
  • Consuma pouca quantidade de leite, queijos e iogurtes
  • Coma carne vermelha e de aves poucas vezes no mês

Alimentação adequada no caso de doenças

Agora vamos entender como funciona a nutrição pré-gestacional adequada no caso de doenças. Quem possui doença hipertensiva específica na gestação (DHEG) deve evitar o consumo de sal. O ideal é cozinhar o alimento sem sal e colocá-lo apenas no prato durante as refeições. Isso reduz bastante o teor de sal consumido.  Alimentos enlatados têm alta quantidade de sal e devem ser evitados.

Já quem sofre de diabetes gestacional deve passar longe de alimentos como açúcares, não só dos doces, mas também dos que contêm farinha e os tubérculos como batata e mandioca, entre outros. O consumo desses alimentos deve ser controlado e bastante reduzido.

A diabetes gestacional causa aumento do peso do bebê e, como consequência, pode haver dificuldade de passagem pelo parto normal.

É interessante ressaltar que o controle de peso previne a diabetes gestacional, e uma das formas de prevenção é ter uma alimentação favorável tanto na nutrição pré-gestacional quanto durante a gestação.

O aumento da massa corporal na gestante pode sobrecarregar o coração e elevar a pressão arterial, o que contribui para desenvolvimento da eclampsia, que traz riscos para mãe e para o bebê. O fornecimento excessivo de calorias ao feto pode também causar hipoglicemia no bebê.

Além disso, a hipertensão na gravidez pode fazer com que o bebê nasça prematuro.

Agora que você já sabe a importância de planejar a nutrição pré-gestacional para melhores resultados de fertilidade, adote hábitos mais saudáveis, pois dessa forma você aumentará suas chances de ter uma gestação tranquila e segura!

Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!