A procura por congelamento de óvulos parece ter aumentado bastante em 2020. Considerando que este ano está sendo totalmente novo para a sociedade atual, que está vivenciando uma Pandemia causada por um vírus pouco conhecido.

As incertezas de saúde, econômicas, sociais e mesmo políticas estão fazendo com que as pessoas busquem alternativas para que possam se resguardar e proteger, seja guardando dinheiro, buscando melhorar a saúde, ou preservando a própria fertilidade.

Hoje então, vamos abordar o tema da procura por congelamento de óvulos, e o porquê de ela estar aumentando neste período de crise de saúde pública.

Continue esta leitura para que compreenda um pouco mais sobre essas novas ações!

Coronavírus causa infertilidade?

Um dos maiores motivos do aumento da procura por congelamento de óvulos e outros materiais, é a dúvida que começou a crescer entre às pessoas, sobre se o coronavírus pode causar ou não infertilidade.

A dúvida está mais associada a homens. Já que em muitos pacientes do sexo masculino se verificou um alto comprometimento das células renais e dos testículos deles. O que para algumas pessoas seriam indícios de uma possível infertilidade.

Porém ainda não é motivo para pânico! A própria Organização Mundial da Saúde – OMS afirma que ainda não existem dados científicos concretos de que o COVID-19 possa causar infertilidade nos homens.

As crianças podem nascer com problemas de saúde?

Outra situação que levou à procura por congelamento de óvulos foram os questionamentos e dúvidas que começaram a surgir. Alegando que os filhos de quem contrai coronavírus nascem com diversos problemas de saúde.

Este tipo de informação também não tem comprovação, considerando que das crianças que nasceram de mães infectadas, não houve nenhum registro associado ao COVID-19.

Também não existem indícios de que crianças concebidas de pais que tenham sido infectados com a doença, possam desenvolver problemas de saúde por causa do coronavírus.

Congelamento de óvulos

Mas mesmo com a falta de comprovações clínicas e científicas. A estimativa de uma clínica de fertilidade de Nova Iorque é a de que a procura por congelamento de óvulos cresceu pelo menos 30% desde que o COVID-19 começou a se espalhar pelo mundo.

Os motivos apresentados são diversos, como:

  • medo da mulher perder o período fértil e suas chances de engravidar naturalmente.
  • medo do parceiro perder sua fertilidade ou sua vida.
  • incertezas sobre o futuro, sendo a opção de congelar óvulos uma chance de garantir alguma certeza.

Dentre tantos outros motivos pessoais, que são considerados justos e necessários, e que fazem as mulheres ou mesmo casais buscarem alternativas seguras, que possam garantir gestações no futuro.

Congelamento de sêmen

E não somente a procura por congelamento de óvulos aumentou no período. Mas também a pôr congelamento de sêmen, ou mesmo embriões gerados com óvulo e sêmen de casais.

Os motivos são semelhantes aos apresentados acima. Onde mesmo com a falta de estudos que confirmam a influência do coronavírus na fertilidade, casais e pessoas querem, a todo custo, proteger estas partes de si.

Gostou desse texto sobre procura por congelamento de óvulos? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!