Hoje vamos discutir opções de como preservar fertilidade, considerando tudo o que o ano de 2020 está nos fazendo vivenciar, com a pandemia pelo COVID-19.

Os métodos que vamos discutir por aqui, são mais indicados e utilizados para preservar a fertilidade da mulher, já que diversos problemas de saúde podem interferir diretamente neste processo, gerando a necessidade de intervenção.

Permaneça a leitura, para saber mais sobre as opções existentes de como preservar fertilidade.

Quando preservar a fertilidade?

Não basta apenas saber como preservar fertilidade, mas também considerar compreender em quais momentos esta opção deve ser considerada.

Os principais fatores que fazem com que mulheres optem pela preservação da própria fertilidade são:

  • estarem próximas dos 35 anos, ou mesmo acima desta idade, considerando que após este período a fertilidade da mulher cai bastante.
  • a mulher estar em luta contra alguns tipos de doença, como Câncer, que exigem tratamentos fortes, como quimioterapia e radioterapia.

Outros motivos também têm sido colocados à tona.  As incertezas que a pandemia do COVID-19 tem trazido para todos, faz com que muitas mulheres queiram resguardar sua fertilidade para o caso de um dia necessitarem.

Dentre os métodos existentes de preservação da fertilidade podemos destacar: o congelamento de embriões; congelamento de óvulos; congelamento de tecido ovariano. Vamos às particularidades de cada um.

Como preservar fertilidade: embriões

Um tipo de processo que mais traz sucesso de uma possível gravidez no futuro, considerando que o óvulo é fertilizado com o sêmen de um parceiro da mulher, para então ser congelado.

O procedimento exige estimulação para a geração de óvulos, que é feita através da aplicação de hormônios, para então, receber o sêmen pré selecionado do parceiro da paciente.

Tem sido muito utilizado neste ano de 2020 pelos casais que desejam ter filhos, mas estão aguardando que a pandemia do COVID-19 termine.

Óvulos

Opção escolhida pelas mulheres que querem resguardar um pouco do seu período fértil, porém, não possuem parceiros que possam gerar embriões.

Neste processo, a estimulação ovariana é realizada e diversos óvulos são selecionados e assim congelados para uso futuro.

Importante ressaltar que as chances de gravidez com este tipo de método ainda são consideradas pequenas em relação à opção de congelar embriões.

Preservar fertilidade: tecido ovariano

Opção de como preservar fertilidade da mulher ainda em testes, e que só é citada ou utilizada quando as opções de congelar óvulos ou embriões não estão à disposição.

Nesta ação são retiradas partes do ovário da mulher, ou mesmo um ovário inteiro, e ele é congelado, para que quando decida pelo processo de resgatar sua fertilidade, parte do tecido congelado seja utilizado na tentativa de resgatar sua fertilidade.

Lembrando que nem sempre a estimulação ovariana é possível, e que por isso métodos como a coleta e congelamento de tecido ovariano são considerados.

Por fim, diversos fatores são levados em consideração antes de se decidir por um dos métodos acima citados, como a idade da paciente, condições de saúde, níveis de fertilidade, dentre outros.

Consulte o seu médico especialista em fertilidade para saber qual a opção mais indicada para você!

Gostou desse texto sobre como e quando preservar fertilidade? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!