Existem diversos motivos que podem levar uma mulher a buscar a preservação da fertilidade, sendo este um procedimento utilizado para garantir que ela possa gerar filhos biológicos no futuro.

Muitas mulheres decidem pela prática porque não possuem pretensão de engravidar agora, seja pelo desenvolvimento profissional, seja por outras escolhas pessoais, como a falta de um relacionamento mais sério.

Já outras necessitam escolher um método de preservação da fertilidade porque estão enfrentando uma grave doença, como o Câncer, que pode diminuir suas chances de uma gravidez no futuro, depois de curadas.

Independente dos motivos, é importante que se saiba quais os métodos disponíveis no mercado para auxiliar na preservação da fertilidade, de maneira que a mulher decida por eles quando chegar o seu momento de gerar um filho.

Então acompanhe aqui quais os principais métodos existentes, mantendo-se informada sobre o assunto.

Congelando embriões para preservação da fertilidade

O embrião consiste no óvulo já fecundado por um sêmen, item necessário para que ele seja assim congelado, atuando na preservação da fertilidade da mulher.

O processo passa pela estimulação ovariana, colhendo ovários e fecundando-os com o sêmen escolhido. Geralmente de um parceiro da mulher, ou através de doadores anônimos do banco de sêmen.

A desvantagem deste procedimento é que há a necessidade de escolher um parceiro ou doador. O que pode comprometer a paternidade do filho um dia gerado.

Congelando óvulos para preservação da fertilidade

Processo inovador, porém, que ainda apresenta algumas falhas, considerando que eles trazem chances menores de preservar a fertilidade da mulher.

Nele diversos óvulos são colhidos e depois congelados, para que ela os receba de volta quando decidir gerar seu filho biológico.

Através deste procedimento, estima-se que os óvulos possam durar até 10 anos, período no qual a mulher pode decidir descongelá-los para uso.

Congelando o tecido ovariano

Um procedimento ainda em teste, que infelizmente não apresenta resultados muito promissores. Porém ele é indicado quando não existe tempo de estimular e fecundar óvulos, numa tentativa de preservação da fertilidade da mulher

Neste método é feita a retirada de um ovário, ou de parte dele, através de procedimento cirúrgico, congelando-o para que em momentos posteriores se tente utilizá-lo para conseguir a fertilidade.

Ele é reimplantado na mulher, próximo às trompas ou em algum local do abdômen, de maneira que eles possam estimular a produção de óvulos a serem fecundados.

É necessário estimular a ovulação?

Para qualquer tratamento de preservação da fertilidade se faz a indução. Em apenas alguns casos esse estímulo não é realizado.

A estimulação começa no início do período menstrual, aplicando hormônios que estimulam uma maior produção de óvulos.

Depois de 10 dias do início da estimulação, os óvulos são colhidos a partir de procedimento transvaginal mediante sedação, para que assim sejam diretamente congelados, ou então fecundados para o congelamento.

Lembrando que a decisão de utilizar um dos processos de preservação da fertilidade que aqui citamos não depende somente da mulher, mas também de como está a sua saúde.

Por isso é importante que ela discuta isso com seus médicos. Eles indicarão especialistas aptos a fazerem as avaliações necessárias. Posteriormente, indicando assim qual o método mais indicado para tentar garantir a preservação da fertilidade.

Gostou desse texto sobre como preservar a fertilidade? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!