Se você quer saber como é a inseminação artificial, veio ao local certo!

Hoje vamos explicar de maneira simples e direta como acontece o procedimento, que inicia com avaliações e exames de fertilidade, para então se recorrer a este método de reprodução assistida que existe desde 1889.

Então não saia deste material, pois temos muito a te explicar, para que assim você compreenda como é a inseminação artificial, e em quais casos ela é indicada.

Como é a inseminação artificial: fase do estímulo da ovulação

O primeiro processo de inseminação artificial é o de induzir e estimular o aumento da ovulação. Porém, na inseminação não podemos ter diversos óvulos. Por isso, faz-se uma indução para que haja o crescimento do folículo. Importante lembrar que acima de três o tratamento é suspenso. Isso tudo é feito para que não haja o risco de uma gestação múltipla.

Preparação seminal

No dia da inseminação artificial é feita a coleta do sêmen do homem, que passa por procedimentos de preparação seminal.

Durante a preparação, o sêmen é selecionado através de análises e testes, de maneira a escolher uma boa quantidade, sendo então colocados em uma solução que irá proteger os sêmens e ajudar no processo de inseminação.

É importante ressaltar que esse processo deve ser feito rapidamente, garantindo assim a viabilidade do sêmen. Não mais do que duas horas devem se passar entre a coleta do sêmen e a inseminação.

Como é a inseminação artificial intrauterina

E para entender como é a inseminação artificial deve-se compreender como funciona a inseminação intrauterina, que é o procedimento que estamos explicando.

Depois de passar dias estimulando a ovulação da mulher, e de realizar a coleta e seleção do sêmen do homem, é hora de implantá-los no útero, de maneira a garantir a fecundação deles, o que leva na concretização da gravidez.

Para tanto a mulher vai para uma sala especializada, onde receberá um cateter no útero, por onde o sêmen será conduzido. O procedimento é totalmente indolor, e relativamente rápido e simples.

Depois de implantar o sêmen, a mulher fica pelo menos 40 minutos em repouso na sala, para então ser liberada para seguir suas atividades normais do dia a dia.

O que acontece depois da inseminação?

Depois do procedimento, recomenda-se que mulher desempenhe normalmente suas atividades, como trabalhar, estudar, se reunir com amigos, e assim por diante.

Pede-se apenas que se evitem atividades muito pesadas, e o sexo dentro do período, para que assim a inseminação ocorra sem problemas.

Mais ou menos 14 dias após o procedimento a mulher já pode ser submetida a testes de gravidez, de maneira a verificar se o processo deu certo ou não.

Para quem é indicado?

Além de entender como é a inseminação artificial, é importante compreender em quais casos o procedimento é necessário e indicado pelos médicos especialistas no assunto.

Geralmente a inseminação artificial é indicada quando o homem apresenta baixa contagem de sêmen, ou quando o casal não concebe naturalmente por motivos ainda desconhecidos.

Pode ser ainda opção de reprodução assistida para casais homo afetivos.

A inseminação artificial é com toda certeza um processo de reprodução assistida eficaz, que tem ajudado diversos casais a realizarem o sonho de terem filhos e formarem suas famílias.

Gostou desse texto sobre casal soropositivo pode ter filhos? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!