Casal soropositivo pode ter filhos? Mesmo com todos os avanços científicos e tecnológicos que nossa sociedade tem vivenciado, este é um tipo de questionamento recorrente.

Há tempos que sabemos que uma gestação de mulher soropositiva pode ser extremamente segura para o bebê, onde com o devido acompanhamento médico e o uso de medicamentos o vírus HIV não é transmitido a ele.

Porém faz pouco tempo que procedimentos científicos foram testados e desenvolvidos, de maneira a garantir que um pai soropositivo, ou mesmo um casal nestas condições pudessem gerar filhos.

Por isso hoje vou te explicar como casal soropositivo pode ter filhos, garantindo que a saúde de ambos seja preservada, e que o vírus não passe para a criança gerada.

Continue a leitura para saber mais!

Casal soropositivo pode ter filhos: quando apenas um é

Em um casal onde um é soropositivo, o processo de reprodução vai depender muito das condições de saúde de cada um.

Sendo o homem soropositivo, é possível realizar o procedimento conhecido como lavagem seminal, o qual explicaremos em detalhes abaixo.

Sendo a mulher soropositiva, evita-se o parto natural, e a amamentação, de maneira a garantir que o filho não seja infectado.

Casal soropositivo pode ter filhos: quando ambos são

No caso de casal soropositivo onde ambos estão infectados com o vírus HIV, primeiro é feita a avaliação da saúde do casal, principalmente da mulher, verificando a extensão de sua carga viral.

Estando a mulher saudável e apta a reproduzir, é organizado o procedimento de lavagem seminal, utilizando a fertilização in-vitro para trazer maiores garantias de uma fecundação sem a transmissão do vírus.

Processo de lavagem seminal

O procedimento de lavagem seminal já é feito há mais de 15 anos no Brasil, ajudando casal soropositivo a ter filhos saudáveis, livres da doença.

O processo consiste em separar o sêmen do homem soropositivo, colocando-o em uma centrífuga, que realiza a separação dos sêmens contaminados com HIV, e aqueles livres do vírus.

Depois de verificados os sêmens livres, os mesmos são separados e preparados para serem inseminados na mulher, utilizando um dos procedimentos abaixo:

  • Inseminação intrauterina: geralmente realizado quando a mulher não é soropositiva. Neste processo o sêmen é inserido diretamente o útero da mulher.
  • Fertilização in-vitro: procedimento onde o óvulo da mulher também é coletado separadamente, sendo inseminado artificialmente em laboratório especializado, para então ser colocado no útero.

Continue lendo para entender como um casal soropositivo pode ter filhos após a lavagem seminal.

O que acontece depois?

Depois de todo o acompanhamento no processo, antes e durante a fertilização, é hora de realizar o acompanhamento clínico do casal e da criança. Porque assim é possível verificar o desenvolvimento da gravidez com saúde.

E depois do nascimento do filho, as equipes médicas devem acompanhar a família por pelo menos 10 anos. Dessa forma, verificando o desenvolvimento do filho e de sua saúde de maneira geral.

E assim um casal soropositivo pode ter filhos saudáveis, sem correr o risco de transmitir a doença para eles. Podendo assim realizar os sonhos envolvendo a geração de uma linda família.

Gostou desse texto sobre casal soropositivo pode ter filhos? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!