Se você está há tempos tentando engravidar e quer saber quais os sintomas da ovulação, com certeza está no lugar certo!

Descreveremos aqui algumas das informações mais importantes para o período, de maneira a ajudar quem está tentando ter um filho, mas acaba perdendo as janelas de fertilidade, que acontecem principalmente no início de cada período menstrual.

Então continue a leitura para saber os sintomas da ovulação, para que você fique atenta e se prepare para tentar engravidar!

Colo do útero

Muitas mulheres nem percebem, mas o colo do útero, que fica no começo da nossa cavidade pélvica, sofre algumas alterações durante o período de ovulação. Ele se torna mais aberto e macio, além de ficar mais molhado por causa das secreções vaginais.

Importante ressaltar que esta alteração só será percebida se você tiver o costume de tocar seu colo do útero, para comparar as diferenças em cada período.

Desejo sexual é um dos sintomas da ovulação

O aumento da libido é um dos sintomas mais fortes da ovulação, já que seu útero está se preparando para gerar uma vida.

Dor abdominal

É comum durante a ovulação você sentir dores abdominais, semelhantes a cólicas, em um ou dos dois lados da pélvis.

Pequeno sangramento

Ele não acontece com todas as mulheres, e algumas nem o percebem, porém quando se está ovulando um pequeno sangramento pode acontecer, ou mesmo a liberação de um muco de cor marrom.

Secreções da vagina é um dos sintomas da ovulação

Durante a ovulação a secreção vaginal aumenta bastante, e quando você estiver ovulando você vai perceber uma secreção bem clara e gosmenta, como clara de ovo.

Seios sensíveis

Neste período os seios ficam mais inchados e sensíveis, causando incômodo até mesmo em dormir de bruços ou utilizar sutiã.

Sintomas da ovulação: temperatura corporal basal

A temperatura basal é a que o seu corpo apresenta em repouso. Durante o período fértil ela apresenta algumas quedas, até subir novamente. No dia em que ela aumentar depois de algumas quedas, significa que você provavelmente está ovulando.

É preciso então monitorar diariamente sua temperatura, medindo-a todos os dias logo após acordar, e ficando de olho nas mudanças.

Mas como posso confirmar que estou ovulando?

Mesmo com todos os sintomas da ovulação citados acima, pode ser que eles apareçam e você não esteja ovulando. Então para confirmar se você está no auge do seu período fértil, tenha em mãos um Teste de Ovulação. Ele pode ser encontrado em diversas farmácias, e é semelhante ao teste de gravidez, detectando a possível ovulação através da urina.

Se o resultado der positivo, você terá uma janela de até 36 horas de ovulação, sendo este o período mais adequado para tentar engravidar. Alertamos que nem todas as mulheres irão apresentar os mesmos sintomas, uma vez que em algumas o ciclo menstrual apresenta processos desregulados.

E é claro que apenas um sintoma não é suficiente para confirmar a ovulação, por isso é importante se atentar para as mudanças do seu corpo, e fazer o teste de ovulação para ter absoluta certeza. Então fique de olho, e esperamos que dê tudo certo no seu processo de engravidar!

Gostou desse texto sobre os sintomas da ovulação? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!