Se você tem interesse em saber como funciona inseminação artificial, tirando as dúvidas mais comuns em relação ao procedimento, hoje é o dia de alcançar este objetivo.

Já tratamos em outro post sobre como são as etapas da inseminação artificial, mas vamos aproveitar agora para falar dos maiores questionamentos envoltos na técnica, que tem ajudado milhares de pessoas pelo mundo a engravidarem e gerarem seus filhos.

Então continue a leitura para obter essas informações, compreendendo um pouco mais sobre como realmente funciona a inseminação artificial.

Para relembrar

Antes de entender como funciona inseminação artificial é importante relembrarmos algumas informações. Durante a inseminação artificial, alguns procedimentos são realizados com a mãe, como o incentivo à ovulação. No caso do pai, ele tem a tarefa de permitir a coleta do sêmen, que será separado e preparado para o processo, para que então a mãe volte à cena e receba os sêmens selecionados em seu útero.

Depois disso ambos precisam aguardar, tomando alguns cuidados para que a fecundação aconteça.

Posso escolher o sexo e as características do bebê?

A resposta é não, porque este processo é contra a nossa legislação. A única coisa que o médico pode dar certa probabilidade, é no sexo do bebê, e mesmo assim, ainda é somente em casos específicos que há necessidade de uma análise genética prévia.

Mas como funciona inseminação artificial e a questão na análise genética?

Embora a atividade seja muito indicada em outros tratamentos médicos, no caso da inseminação artificial ela não é utilizada para os materiais de fecundação.

Geralmente se usa a análise genética para o pai e a mãe, caso eles queiram descobrir doenças genéticas.

Há a chance de ter mais de um bebê?

A resposta é sim! Isto acontece pelos estímulos hormonais que são realizados com os ovários, o que pode levar a mais de um óvulo fecundado. E essa é uma questão importante na hora de entender como funciona inseminação artificial.

E a criança vai ser diferente?

Um questionamento que vêm da falta de informação e conhecimento, mas que é muito comum em diversas pessoas! E a resposta é não!

Mas afinal como funciona o processo de inseminação artificial? É muito seguro e prático, e não traz nenhum malefício ao bebê. Na verdade, a saúde do bebê depende mais do desenvolvimento da gravidez, e, portanto, a mãe deve se cuidar assim que a gravidez for confirmada.

Existem riscos na inseminação artificial?

Como todo procedimento médico, sim! Os maiores riscos envolvem a Síndrome da Hiperestimulação do Ovário (SHO), que pode trazer algumas complicações à mulher, como inchaço e trombose no período pós procedimento.

Mas tudo precisa ser devidamente monitorado, para que tanto a inseminação quanto a gravidez ocorram sem problemas.

Concluindo, o processo é muito simples e prático, e não traz nenhum tipo de malefício aos pais e ao possível bebê.

Então se esta é a sua indicação para engravidar, fique tranquilo ou tranquila, pois a inseminação artificial é extremamente segura para todos os envolvidos!

Gostou desse texto sobre como funciona inseminação artificial? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!