A procura por diferentes tipos de tratamentos de reprodução assistida cresceu muito nos últimos anos. Esse tipo de técnica tem ganhado espaço entre casais que desejam ter filhos, mas têm dificuldades.

Esse tipo de dificuldade pode ocorrer por problemas de fertilidade com um ou ambos os parceiros. Mas, com o avanço da ciência e da medicina, hoje existem várias opções que os casais ou mulheres que desejam engravidar de forma independente, podem buscar.

E nesse post nós vamos explicar mais à fundo sobre os principais tipos de reprodução assistida. Confira!!!

Coito Programado através da Relação Sexual Programada

Nesse tipo de reprodução assistida a parceira realiza um tratamento hormonal, onde é estimulado o desenvolvimento de folículos, bem como a indução para que ocorra a liberação do óvulo. Todo esse processo é acompanhado através de algumas ultrassonografias.

Uma vez que é feita foi verificado o período de ovulação, o casal deverá ter relações sexuais.

Inseminação Intrauterina (IIU) artificial

Esse é um dos tipos mais comuns de tratamentos reprodução assistida. Nesse caso, são selecionados os melhores espermatozoides.

Posteriormente eles são colocados na cavidade uterina da mulher para que ocorra a fecundação in vivo nas trompas uterinas. Aqui a mulher também realiza um tratamento hormonal.

É utilizado em casais com subfertilidade, bem como, nas mulheres que não ovulam, e ao menos com uma tuba uterina íntegra. É mais indicado quando envolve fator masculino, disfunção sexual, e falhas no Coito Programado (CP). Baseia-se em facilitar o depósito de espermatozoides diretamente no útero no momento da ovulação.

Acrescentamos nesta, o preparo do sêmen em laboratório para a IIU. Este material será centrifugado para obter-se apenas o fluido seminal aumentando a capacidade de fertilização e melhorando a motilidade espermática.

A técnica acontece com o auxílio de um cateter de inseminação, que deverá estar carregado com os espermatozoides e inserido na cavidade uterina.  As taxas de sucesso variam de 8% a 26% e são realizados até 3 ciclos para IIU, em falhas consecutivas é recomendado o uso de tratamentos de alta complexidade.

FIV (Fertilização in vitro) é um dos tipos de reprodução assistida

Esse é um método geralmente indicado para casais que não tiveram sucesso com os dois anteriores, ou como primeira opção para casos específicos.

Aqui a mulher passa por estimulação ovariana através de tratamento hormonal. Uma vez que os folículos ficam do tamanho adequado é feita a coleta de óvulos, que ocorre em laboratório. Os espermatozoides previamente passados por uma análise de qualidade são colocados juntos no meio de cultura com os óvulos selecionados, que assim seguirão com o curso natural levando a fertilização.

Posteriormente os embriões são colocados na cavidade uterina da mulher para que ocorra o progresso natural. A porcentagem de sucesso desse método é entre 5% e 55% por tentativa.

Injeção Intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI)

Essa é uma técnica muito parecida com a anterior. A diferença é que aqui a etapa final, ou seja, a colocação do espermatozoide no óvulo maduro ocorre de forma direta através de um micro agulha.

Doação de Óvulos é um dos tipos de reprodução assistida

Essa é um dos métodos recomendados as mulheres inférteis, com menopausa precoce, falência ovariana, falhas sucessivas em FIV com os próprios óvulos e portadoras de doenças genéticas. Geralmente mulheres acima dos 35 buscam essa alternativa por conta da queda natural da fertilidade.

Uma mulher desconhecida e com boa fertilidade faz a doação dos óvulos para a paciente.  Por sua vez, a receptora passa por um tratamento com uso de medicamentos e então recebe o embrião já fecundado com o espermatozoide do parceiro.

Nesse caso toda a parte de fecundação também ocorre in vitro. Por conta disso que a taxa de sucesso é muito próxima da FIV/ICSI.

Conclusão

Saber quais os tipos de reprodução assistida é um dos primeiros passos para quem deseja engravidar, mas está com dificuldades. O ideal é procurar ajuda especializada, para receber todas as orientações necessárias sobre o assunto.

Além disso, é necessário ter em mente que todos os métodos possuem suas particularidades e dependem de vários fatores para obterem sucesso.

Então, se você tem interesse em engravidar, não deixe de procurar uma clínica especializada para saber mais sobre os tipos de reprodução assistida! A clínica estará capacitada para dar todas as orientações para que o seu sonho se torne realidade.