A tecnologia e medicina reprodutiva têm andado juntas ao longo dos anos. Até alguns anos atrás, casais que tivessem algum problema relacionado a fertilidade tinham poucas ou quase nenhuma esperança de engravidar.

Contudo, hoje existem várias técnicas de reprodução assistida que tem ajudado milhares de pessoas todos os anos a realizarem o sonho de ter um filho. E nesse post, vamos falar um pouco sobre a evolução dessas técnicas. Confira!!!

A evolução da tecnologia e medicina reprodutiva

A história da tecnologia e medicina reprodutiva já tem algumas décadas. Em 1978, nasce Louise Brown, na Inglaterra. Ela foi a primeira bebê de proveta no mundo e um marco nos avanços em relação à reprodução assistida.

Ela nasceu do casal Lesley e John Brown que há 9 anos tentavam engravidar sem sucesso. Depois de tantas tentativas frustradas eles se consultaram com dois especialistas, o embriologista Robert Edwards e o Ginecologista Patrick Steptoe.

Foi então que o casal foi apresentado a uma nova técnica, a de fertilização. Por conta da falta de histórico e de conhecimento sobre a área, foram necessárias mais de 50 tentativas até que Lesley finalmente engravidou.

Com esse caso relacionado a tecnologia e medicina reprodutiva, uma nova esperança nascia para os casais de todo o mundo, mas também um amplo debate sobre a legalidade desse tipo de processo e até mesmo sobre ética.

A fertilização in vitro

O embriologista Robert Edwards já estudava a técnica de fertilização in vitro em humanos desde a década de 60. Antes disso ele já tinha estudado a técnica em animais, tendo sucesso inclusive em coelhos.

Já em 1968 o cientista tinha conseguido sucesso na técnica. Mas havia um porém, o método de obtenção dos óvulos até então necessitava de cirurgias abertas extremamente invasivas.

Em 1975 houve sucesso em uma gravidez, mas ela acabou se tornando ectópica (fora do útero) o que levou a sua interrupção. Foi só em 1978 que houve realmente uma fertilização in vitro em humanos com 100% de sucesso.

A tecnologia e medicina reprodutiva atualmente

A tecnologia e medicina reprodutiva evoluíram muito nos últimos anos. Atualmente, por exemplo, a fertilização in vitro já não é mais apenas a única alternativa para quem deseja engravidar.

De tratamentos hormonais até doação de óvulos, a quantidade de possibilidades aumentou e muito. Além disso, a taxa de sucesso também acabou aumentando com os avanços da ciência.

Até algumas décadas atrás, quando a reprodução assistida ainda dependia de cirurgias invasivas, as taxas de sucesso não passavam de 20%. Nos dias de hoje, é possível encontrar métodos com taxa de sucesso na casa dos 60%.

Além disso, a tecnologia e medicina reprodutiva expandiu a possibilidade de ter filhos para outras pessoas que antes não tinham qualquer esperança de ter primogênitos biológicos. É o caso dos casais homoafetivos que atualmente conseguem ter filhos com seus materiais genéticos.

E mais do que ampliar as possibilidades, essa evolução também trouxe mais segurança para os interessados!

Conclusão

A tecnologia e medicina reprodutiva são grandes aliadas de quem deseja engravidar. Por isso não deixe de procurar uma clínica especializada em reprodução assistida para saber mais sobre as opções existentes.