Saber como é feito espermograma é um passo importante para casais que estão tentando engravidar através de técnicas de reprodução assistida. Isso porque, é por meio desse exame que é possível analisar a quantidade de espermatozoides que o homem está produzindo, bem como a qualidade desse material.

Com isso, é possível verificar se o material pode ser utilizado para a fertilização, ou se é necessário algum tipo de tratamento.

E nesse post, vamos explicar mais à fundo como é feito espermograma. Confira!!!

O passo a passo de como é feito espermograma

Esse exame é feito através da coleta de uma amostra de sêmen. Ela é coletada através da masturbação, preferencialmente no próprio laboratório o material será analisado.

O homem precisa ejacular em um recipiente próprio para a coleta desse material, que impede que agentes externos interfiram na análise. Assim que a amostra é coletada, ela é encaminhada para análise.

Importante ressaltar que para a realização da coleta, o homem precisa seguir algumas recomendações. Primeiramente ele não pode ter tido relações sexuais ou qualquer outra ação com ejaculação de 2 a 5 dias antes da realização da coleta.

Isso porque, qualquer atividade com ejaculação nesse período pode interferir diretamente na quantidade de espermatozoides no sêmen.

Outro fator importante, no passo a passo de como é feito espermograma, é que a masturbação não pode ser realizada com produtos de auxílio, como, por exemplos lubrificantes. Os componentes presentes nesse tipo de produto podem afetar diretamente os resultados do exame.

As mãos do paciente precisam ser previamente higienizadas, bem como o pênis. Deve ser usado apenas água e sabão neutro no processo de higienização.

O que é analisado nesse exame?

Além de saber como é feito espermograma é importante entender o que é analisado nele. Uma vez que a coleta é feita o material é encaminhado para laboratório. A análise dele é feita em duas etapas.

Na primeira o profissional irá fazer uma avaliação macroscópica e a segunda uma análise microscópica. As duas etapas são indispensáveis, pois é através de ambas que é possível verificar se quantidade de espermatozoides é suficiente para o processo de fertilização, e se eles estão saudáveis para passar pelo processo.

Além disso, depois de feito espermograma, esses dados também podem ajudar a identificar a capacidade reprodutiva do homem.

No caso da primeira etapa, a macroscópica, avalia-se:

  • Viscosidade;
  • PH;
  • Cor;
  • Tempo que o sêmen leva para ficar totalmente líquido;
  • Odor

Após entender como é feito espermograma, a segunda etapa de análise do exame é feita com o auxílio de um microscópio e são avaliados os seguintes critérios:

  • Motilidade dos espermatozoides;
  • Concentração de espermatozoides por ml;
  • Vitalidade dos espermatozoides;

Depois que o material é totalmente analisado é feito um laudo com todas as informações e parâmetros avaliados no exame, seguindo as determinações da Organização Mundial de Saúde.

É com base nesse documento que o especialista em reprodução assistida irá analisar se o homem tem um nível ideal de fertilidade, e se há necessidade de algum tipo de tratamento dos espermatozoides antes deles serem utilizados na fertilização.

Agora que você já sabe como é feito espermograma, não deixe de procurar uma clínica especializada sobre o assunto. Assim você poderá receber todas as orientações necessárias sobre as etapas do procedimento.