O câncer de próstata é o 2 º tumor mais comum em homens brasileiros e tratamentos contra o câncer podem causar infertilidade masculina.

Antes do início do tratamento, converse com sua equipe de saúde. Pergunte como o tratamento pode afetar sua fertilidade. E quais suas opções para preservar a fertilidade.

Continue lendo esse post até o final e veja que técnicas de reprodução assistida podem auxiliar homens que ainda desejam ter filhos. Mesmo depois de diagnosticado com câncer. Confira nesse texto tudo sobre infertilidade masculina!

Lidar com um diagnóstico de câncer de próstata

Receber um diagnóstico de câncer de próstata é chocante. Pode ser difícil lembrar-se de todas as informações fornecidas pelo médico ou entender o significado delas.

Você também pode achar difícil pensar em quais perguntas importantes precisam ser feitas no momento. É normal precisar de tempo suficiente para absorver as informações.

A maioria dos homens precisa de tempo para entender as várias opções de tratamento e seus possíveis efeitos colaterais, e conhecer as técnicas de reprodução assistida que podem auxiliá-lo depois de diagnosticado o câncer de próstata.

Como os tratamentos contra o câncer podem afetar a infertilidade masculina

Os problemas do tratamento do câncer ocorrem por danos às glândulas endócrinas ou órgãos relacionados com os as glândulas endócrinas. Estes incluem os testículos, tireoide e glândulas suprarrenais. E podem afetar diretamente na infertilidade masculina.

Tratamentos contra o câncer que afetam a fertilidade

Para alguns homens, o tratamento contra o câncer leva à infertilidade permanente. Para outros, interrompe ou diminui a produção de espermatozoides por anos. Então, essa habilidade pode retornar, embora possa não ser a mesma de antes do tratamento.

Esses tratamentos contra o câncer têm efeitos colaterais conhecidos ou possíveis relacionados à fertilidade:

  • Quimioterapia

Esse tratamento utiliza algumas drogas que podem ter como consequências problemas que causam infertilidade masculina, tais como a mecloretamina.

  • Terapia de radiação

A radiação pode matar células espermáticas e células-tronco que produzem espermatozoides. Esses são alguns dos tipos de radioterapias que podem afetar a fertilidade: Radioterapia em todo o corpo para transplantes de medula óssea; radioterapia direcionada à barriga; Radioterapia para a hipófise no cérebro; entre outros.

  • Cirurgia

Isso ocorre, pois, a remoção cirúrgica de alguns órgãos determinados pode afetar a fertilidade, por exemplo: Próstata; Bexiga; um testículo ou ambos os testículos. Até a cirurgia para remover os linfonodos pélvicos pode afetar a fertilidade.

Os tratamentos contra o câncer podem prejudicar a concretização da paternidade. No entanto, a gravidez ainda pode ocorrer. Muitos médicos recomendam esperar pelo menos 6 meses, após a realização do tratamento, para tentar ter um filho. É sempre importante seguir as recomendações de seu médico.

Como encontrar ajuda para combater a infertilidade masculina

Considere encontrar-se com um endocrinologista reprodutivo. Este é um médico especialista em condições que afetam a fertilidade.

Recomendações para preservar a fertilidade

A Sociedade de Oncologia Clínica recomenda que todos os homens com câncer discutam o risco da infertilidade masculina com seus médicos. Isso deve ser feito antes do início do tratamento do câncer.

Se você estiver interessado em preservar a fertilidade, solicite uma indicação a um especialista em reprodução, mesmo que não tenha certeza se deseja ter filhos no futuro.

As opções dependem de vários fatores: idade; maturidade física e sexual e status de relacionamento.

Combater a infertilidade masculina e preservar a fertilidade incluem:

  • Congelamento de sêmen:

Este procedimento envolve o congelamento e armazenamento de sêmen. Os homens podem usar o sêmen mais tarde. As opções incluem inseminação intrauterina e fertilização in vitro (FIV).

  • Congelamento do tecido testicular

Os pesquisadores ainda estão estudando esse procedimento, que ocorre antes do tratamento do câncer. É para meninos que não passaram pela puberdade.

O procedimento envolve remover, congelar e armazenar tecido testicular. Este tecido contém células-tronco que posteriormente podem se tornar espermatozoides.

Você pode se beneficiar do aconselhamento do médico especializado em infertilidade masculina para tomar a melhor decisão. Por isso, não perca tempo entre em contato conosco que podemos lhe ajudar!