Estudos apontam que pelo menos 70% das gestantes vão sentir azia na gravidez. Esse tipo de sintoma é muito comum, principalmente a partir do segundo trimestre de gestação. Isso acontece pois, com o aumento do volume uterino, o estômago acaba sendo comprimido.

Paralelamente acontece o relaxamento do esfíncter esofágico, e dessa maneira a gestante acaba sofrendo com o refluxo o que prova a azia. Conforme a gestação avança esse tipo de quadro tende a piorar, uma vez que o bebê cresce e a pressão sobre o aparelho digestivo da mãe aumenta.

E para te ajudar, nós separamos algumas dicas poderosas para evitar esse problema. Confira!!!

Dicas de como evitar a azia na gravidez

Apesar da azia na gravidez ser super comum, isso não quer dizer que toda gestante terá que sofrer com esses sintomas. Na verdade, existem algumas dicas que você pode colocar em prática para evitar esse tipo de desconforto.

Fracione as refeições para evitar azia na gravidez

Uma das primeiras dicas é evitar comer em excesso. O ideal é fracionar as refeições, ou seja, comer porções menores em um intervalo de duas horas.

Isso irá evitar que você acaba aumentando ainda mais a pressão do sistema digestivo.

Não deite depois das refeições

Outra forma de evitar a azia na gravidez é não deitar depois das refeições. Quando você se deita acaba aumentando as chances de refluxo.

Cuidado com alimentos pesados, fortes ou muito temperados, principalmente a noite

Outra dica é importante em relação a alimentação para evitar esse desconforto é tomar cuidado com alimentos pesados, fortes ou muito temperados, principalmente a noite. Isso porque eles podem irritar o estômago, deixando assim o quadro mais grave.

O ideal é evitar bebidas e alimentos que tenham altas doses de cafeína ou condimentados. Assim, é possível ter uma noite mais tranquila.

Dormir com mais um travesseiro

Uma reclamação muito comum entre as gestantes que sofrem de azia na gravidez é a sensação de que a “comida está voltando” ao deitar para dormir. Essa sensação é ocasionada justamente por conta do refluxo.

Uma das dicas para evitar esse tipo de sensação é dormir com um travesseiro a mais. Assim, a cabeça ficará mais elevada.

Tenha uma alimentação saudável para evitar azia na gravidez

Manter uma alimentação saudável, rica em fibras, frutas e vegetais também irá ajudar a evitar a azia na gravidez. Isso porque, através desse cardápio mais balanceado é possível melhorar o funcionamento do sistema gástrico, amenizando a sensação de desconforto.

Além disso, incluindo esses alimentos mais saudáveis e naturais no seu dia a dia, ficará mais fácil fornecer todos os nutrientes e vitaminas que você e o bebê precisam. Lembrando que nesse período a demanda é muito maior, então é preciso focar ainda mais nos alimentos com bons índices nutricionais.

Evite líquidos durante as refeições

Isso acaba facilitando o aumento do volume e pressão do sistema digestivo. O ideal é não tomar bebidas 30 minutos antes e depois de cada refeição.

Com essas dicas simples será mais fácil evitar a azia na gravidez. Mas, lembre-se que esse quadro pode variar muito de gestante para gestante.

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