Durante a gestação é muito comum que as mulheres sofram com varizes. Geralmente elas tendem a aparecer após o quarto mês.

Isso porque é a partir desse período que os principais fatores que geram as varizes se tornam mais presentes, como:

  • Aumento no volume de sangue;
  • Aumento da pressão nas veias das pernas;
  • Perda da tonicidade das paredes das veias;
  • Aumento de peso;
  • Mudança na consistência do sangue.

Além disso, também é comum que a mulher sinta dores na região onde as varizes estão presentes.

O que muitas mamães não sabem é que a terapia de compressão pode ser uma grande aliada no tratamento desse problema.

Como a terapia de compressão pode ajudar no tratamento de varizes na gestação?

A terapia de compressão, feita com meia-calça de compressão graduada, é uma excelente alternativa para tratar das varizes.

Além disso, ela também ajuda a evitar aquele inchaço característico por conta das mudanças hormonais do corpo da mulher durante a gestação.

Mas afinal como funciona a terapia de compressão?

Basicamente a meia de compressão ajuda o sangue a circular melhor para as extremidades do corpo, em especial a região dos pés. Ela funciona como uma espécie de bomba.

Com a ajuda da força da gravidade, essa terapia estimula a circulação sanguínea. Ela também pode gerar uma série de outros benefícios, tais como:

  • Alivia a sensação de dor e sensação das pernas, evitando que a gestante se canse facilmente;
  • Previne micro varizes ou veias varicosas;
  • Alivia os sintomas de insuficiência venosa que são típicos da gestação e também do pós-parto;

Qual meia-calça de compressão a gestante deve usar?

O modelo de meia-calça de compressão que a gestante precisa usar deve apresentar uma pressão graduada. Isso quer dizer que nos tornozelos a pressão deve ser mais forte.

Essa pressão deve diminuir ao longo do comprimento das pernas. Contudo, o ideal é que a gestante fale diretamente com o médico para que ele possa indicar a alternativa mais adequada para o seu caso. Isso porque existem diferentes graus de pressão que são adequados para casos e situações especificas, tais como:

15-20 mmHg

São meias mais voltadas para o uso diário e são fabricadas com materiais mais flexíveis.

20-30 mmHg

Esse tipo de meia-calça de compressão também é utilizado para uso diário. Geralmente ele é recomendado para mulheres com veias varicosas, veias aranhas, no pós cirúrgico de varizes, e pernas inchadas (edema).

30-40 mmHg

Essa meia tem um nível de compressão maior. Por conta disso é indicada apenas para casos mais severos.A terapia de compressão pode ser uma excelente alternativa para gestantes. Com esse tipo de tratamento é possível evitar que as famosas varizes da gestação se tornem um incomodo no dia a dia e com isso prejudiquem a rotina da mamãe, até mesmo causando muita dor e desconforto.Contudo, é muito importante que durante a gestação se a grávida quiser esse tratamento ela consulte um médico. Apenas o especialista poderá avaliar o caso e indicar a meia-calça com o nível de compressão mais adequada.