Seja pelo ritmo de vida cada vez mais corrido, ou mesmo pela busca de uma carreira profissional mais estável, a verdade é que hoje em dia, mais mulheres têm optado por se tornar mães mais tarde. Contudo, um dos desafios a ser superado nesse caso é manter a fertilidade preservada até o momento em que elas decidam por engravidar.

Conforme os anos passam, a produção de óvulos vai se tornando cada vez menor. Além disso, vários fatores externos também podem interferir, fazendo com que a mulher tenha dificuldades em engravidar.

É preciso levar em conta, também, que as exigências do mercado de trabalho e da vida pessoal acabam fazendo que muitas só pensem em ter filhos após os 30. Contudo, isso acaba diminuindo as chances de transformar o sonho de ser mãe em realidade.

O que muitas mulheres não sabem é que é possível manter a fertilidade preservada. Essa é uma tarefa que exige cuidado e hábitos bons.

Dicas para manter a fertilidade preservada

Para preservar a fertilidade feminina, antes de mais nada é necessário consultar um médico. Tenha em mente que o acompanhamento de um especialista é extremamente importante para quem deseja engravidar, principalmente depois dos 30 anos de idade.

O médico irá realizar exames para verificar a taxa de fertilidade, e, só então, indicar possíveis tratamentos. Além disso, você também pode tomar alguns cuidados básicos.

1. Evite hábitos nocivos

Tabagismo, alcoolismo e o suo de drogas são extremamente prejudiciais para o sistema reprodutivo da mulher. Além disso, esses hábitos também prejudicam o organismo de modo geral. Logo, eles devem ser evitados.

2. Reduza o estresse

O estresse interfere diretamente na produção hormonal do seu corpo. Não é à toa que a maioria das mulheres que tem uma rotina corrida e estressante tem mais dificuldades de engravidar.

3. Tenha uma vida sexual saudável

Evite comportamentos de risco, como ter relações sexuais com vários parceiros. Esse tipo de hábito pode gerar problemas como DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Esses distúrbios, também diminuem as chances de fertilidade preservada.

4. Cuidado com os anticoncepcionais sem prescrição médica

Muitas mulheres acabam tomando anticoncepcionais sem qualquer prescrição médica. Esse é um fator preocupante, pois esse tipo de medicamento tem uma quantidade considerável de hormônios que podem afetar a fertilidade feminina no futuro, principalmente se utilizados da maneira errada ou sem nenhuma orientação. Logo, se você deseja tomar anticoncepcionais, é essencial falar com um médico.

5. Tenha uma vida saudável

Os hábitos diários também ajudam a manter a fertilidade preservada. Quando o seu organismo está saudável, o seu sistema reprodutivo funciona de maneira mais plena.

Por conta disso, é importante ter atitudes sadias diariamente. Mantenha uma alimentação equilibrada e pratique exercícios físicos. Você verá que os efeitos serão extremamente benéficos.

Tratamentos

Atualmente, existem vários tratamentos para manter a fertilidade preservada. A idade tem sido uma barreira cada vez menor, graças aos avanços da medicina.

Contudo, se você deseja ser mãe, mesmo que após os 30 anos, é essencial consultar um especialista. Ele te dará todas as orientações necessárias sobre as possibilidades de tratamento, bem como outras opções, como o congelamento de óvulos. Assim, você terá mais chances de realizar o sonho de gerar um filho, e o melhor de tudo, de forma segura e eficiente!