Quero ser mãe e agora? 3 pontos fundamentais que você não pode deixar de ler!

Ser mãe transforma a vida de uma mulher em todos os sentidos. As roupas vão se perdendo com as mudanças do corpo, o paladar e os sentidos ficam mais aguçados e as mudanças emocionais/psicológicas são incontroláveis. Quando o sonho de ser mãe fala mais alto nada disto importa e tudo o que a futura mamãe deseja e receber a notícia do exame positivo.

Considerando que muitas mulheres enfrentam dificuldade para engravidar, as técnicas de reprodução humana são alternativas que ajudam neste processo e aumentam as chances de sucesso na hora de ter um bebê.

1. Qual é o tratamento certo?

Depende. Antes de decidir qual opção de tratamento pode ser melhor para o seu caso, o ideal é conversar com um profissional que entende sobre o assunto. As opções são variadas: Fertilização in Vitro com óvulos próprios ou ovodoação, Inseminação artificial, Coito programado, mas independente do tratamento, o ideal é avaliar o histórico do casal e qual o método mais indicado.

2. Quais são as chances de engravidar com reprodução assistida?

Uma dúvida muito comum entre as mulheres que buscam ajuda para engravidar são as chances dessas técnicas darem certo. Isso varia muito conforme a idade e o histórico da pessoa, mas em geral, mulheres mais jovens têm até 50% de chance de engravidar logo na primeira tentativa. A probabilidade pode cair conforme a idade embora isso não seja regra. Fatores como hábitos alimentares, qualidade de vida, uso de cigarro e álcool e estresse influenciam o processo.

3. O que devo considerar durante o tratamento?

A tentativa de ter um bebê pode causar ansiedade, expectativa e preocupação. Por isso, escolha uma clínica especializada no assunto e profissionais renomados. Além disso, não se esqueça de conversar com o parceiro (a) sobre essa decisão e tire todas as dúvidas sobre o assunto sempre. Manter a calma e fazer atividades que dão prazer durante essa fase são fundamentais, pois o nervosismo e o estresse afetam muito a forma como o organismo reage e funciona.