Dicas de alimentação durante a gravidez

Todos sabem que se alimentar corretamente é fundamental em todas as fases da nossa vida. Mas a alimentação na gravidez, precisa de um cuidado maior, tanto para mantar a saúde da mãe, como para ajudar no desenvolvimento do feto. Afinal, toda mãe quer seu bebe crescendo o mais saudável possível. Pensando nisso, separamos algumas dicas, para facilitar a orientação alimentar das mamães nessa época tão mágica.

Antes de começar com as dicas, é preciso salientar aqueles hábitos alimentares que servem para todas as fases da vida. Que são, comer de três em três horas e beber muita água, sempre. Também é preciso desmistificar aquela famosa frase “Comer por dois”, o significado correto dela quer dizer “comer duas vezes melhor” e não “comer o dobro de comida”. Dito isso, vamos as dicas.

01. Primeiro trimestre
Nessa fase da gestação, durante os três primeiros meses, é muito importante ingerir ácido fólico. Ele é fundamental para a formação do feto, pois ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê, e previne doenças graves como a espinha bífida. Esse nutriente é comumente encontrado em carnes, grãos como feijão e lentilha e vegetais como aspargos e espinafre. Além de importante para a formação do feto, ele também ajuda na absorção dos outros nutrientes.

02. Segundo trimestre
Nesse período é preciso aumentar a ingestão de cálcio, ele é fundamental nessa fase por ser a matéria prima para a formação dos ossos e dentes do bebe. Além de ajuda a equilibrar os batimentos cardíacos e a capacidade de coagulação do bebe. O cálcio é encontrado no leite e seus derivados como, queijo e iogurte. O ferro também é muito importante nesse período, pois o nutriente ajuda o funcionamento do organismo da mamãe e do bebê. O ferro é encontrado no feijão, ervilhas, lentilhas e vegetais com folhas verde-escuras.

03. Terceiro trimestre
No final da gestação é preciso manter uma alimentação balanceada, e o segredo para isso está na moderação e na variedade. Procure inserir no seu dia a dia alimentos como:

• Ovos – eles são ricos em proteínas e vitaminas D e B12;

• Frutas oleaginosas – amêndoas, amendoins e avelã, por exemplo. São excelentes fontes de proteína e gordura saudável, que ajudam no
desenvolvimento de seu bebê. Além de serem fáceis de transportar para aquele lanchinho fora de casa;

• Frutas – são ricas em vitaminas e fibras, na alimentação na gravidez podem ajudar a prevenir a constipação;

• Magnésio – encontrado em alimentos como nozes, soja, cacau, frutos do mar, cereais integrais, feijões e ervilhas;

• Carboidratos – eles fornecem energia tanto para a mamãe como para o desenvolvimento do bebe. Aposte nos integrais, como: arroz, pães, macarrão e cereais;

• Proteínas – encontradas em carnes, feijão, derivados do leite e leguminosas escuras.

Essas são dicas simples, mas muito eficazes para que você tenha uma gestação tranquila e saudável e seu bebe nasça esbanjando saúde. Lembre-se que cuidar da alimentação na gravidez é tão importante quanto fazer o pré-natal. Então procure um melhor nutricionista em Alphaville – São Paulo para te orientar melhor, ele fará um cardápio personalizado para você!

Texto escrito pela Dra. Karina Nunes

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