Define-se infertilidade como a incapacidade do casal obter uma gestação após mínimo de 1 ano sem uso de métodos contraceptivos. A infertilidade não reflete incapacidade definitiva de concepção. Em média, aproximadamente 20% da população mundial é considerada infértil, sendo a incidência de novos casos de 2 milhões/ano.

Na população fértil, estima-se que o casal que mantenha a frequência de 1 relação sexual semanal a taxa de fertilidade seja de aproximadamente 51% em seis meses, 12,5% ao mês e próximo a 100% em 1 ano. Ou seja, o casal sem infertilidade deve engravidar no primeiro ano de tentativas. Caso a mulher tenha mais do que 35 anos orienta-se a investigação após 6 meses de tentativas.

Entre os principais fatores de infertilidade 40% são definidos como Fatores Femininos: Fatores Tubários/ Infeccioso=20%; Fatores Ovulatórios/Hormonal = 30%; Fatores Uterinos= 05%; Fatores Cervicais = 05% e Endometriose= 40%. Os fatores masculinos representam também 40% do total e aproximadamente 15% podem ser classificados como Infertilidade sem causa aparente (ESCA).

E extremamente importante que o casal com infertilidade procure um profissional especializado, objetivando um diagnóstico correto e um tratamento específico e individualizado.