1) Praia é sinônimo de calor e sol forte. Que cuidados a gestante deve tomar ao ir à praia para não se sentir mal e ter uma queda de pressão, por exemplo?

Grávidas têm maior chance de ter hipotensão (queda da pressão) em ambientes quentes. Ao ir à praia, a gestante deve usar roupas leves de cores claras que facilitem à reflexão da luz, usar tecidos de algodão que facilitem a transpiração. Na parte de alimentação, é recomendável que a gestante se alimente de frutas frescas, picolé e beba regularmente. É importante que a gestante procure uma sombra natural que não tenha mormaço.

2) Pode ir à praia em qualquer fase da gravidez?

Sim.

3) Ao entrar no mar, a água deve ficar até que altura do corpo? É verdade que deve ser até os joelhos? Por quê?

A água do mar por si só não prejudica a grávida, mas apesar de raro, acidente com ondas pode ser grave e machucar a grávida e o bebê, além disso, a grávida não deve entrar na água desacompanhada porque são mais comuns episódios de câimbra e mal-estares por queda de pressão que podem facilitar o afogamento.

Dica: Passar o protetor solar com mais frequência, pois a pele da grávida mancha com facilidade. Passar protetor acima de 30. A frequência é mais importante que a potência do protetor. Usar boné ou chapéu como forma de proteção. A gestante também pode optar por usar roupas que contém proteção UV.

4) Se a onda bater na barriga pode fazer mal?

Se for uma onde forte pode prejudicar o bebê, por isso é recomendável que a grávida não fique próxima da arrebentação do mar (onde a onda quebra).