São as causas mais raras de infertilidade. Definidas como afecções que acometem o útero e podem evoluir para infertilidade e/ou abortamentos de repetição. A causa geralmente esta relacionada a uma alteração no endométrio, camada interna do útero na qual o embrião se implanta e desenvolve.

As principais doenças que podem levar a um fator uterino são:

1- Pólipos endometriais: crescimento anormal das células no alinhamento do útero (endométrio) levam à formação de pólipos uterinos, que são formações/ protuberância geralmente com um pedículo vascular que se desenvolvem no endométrio.

2- Miomas: podem se formar dentro do endométrio (submucosos) ou se projetarem para a cavidade uterina distorcendo-a (intramurais).

3- Sinéquias: cicatrizes geralmente pós infecciosas/inflamatórias, que distorcem ou obstruem a cavidade uterina.

4- Malformações uterinas: como septos ou outras malformações congênitas, as quais podem distorcer ou impedir a formação da cavidade uterina.

Na suspeita de fator uterino, a avaliação da cavidade é feita através do ultrassom transvaginal, histerossalpingografia, histerossonografia e histeroscopia. A histeroscopia é considerado o “padrão ouro” para avaliar a cavidade uterina. Neste exame, uma câmera é introduzida dentro do útero permitindo a visualização direta e completa de sua cavidade, além de possibilitar a realização de biopsia e/ou tratamento cirúrgico imediato.