As alterações nas tubas uterinas são as principais causas de infertilidade feminina. Estas alterações geralmente são consequentes a alguma doença inflamatória/infecciosa prévia e também a endometriose.

As tubas uterinas são o local no qual, em uma gestação espontânea, ocorre o encontro do óvulo com o espermatozóide, ou seja, a fertilização. Além disso, a tuba também e responsável pelo transporte do embrião fertilizado para a cavidade uterina.

As doenças tubárias ocorrem, na maioria das vezes, como sequela de doenças inflamatórias anteriores (principalmente as causadas por Clamídia e Gonococo) e pela endometriose, que nos dias atuais aparece como uma principais doenças relacionadas aos problemas de infertilidade feminina. Além disso, também podem ser secundárias a procedimentos cirúrgicos prévios, como miomectomias, apendicectomias, entre outras, ou a procedimentos intencionais como a laqueadura tubária.

A avaliação das trompas através do exame denominado histerossalpingografia e fundamental na investigação do casal infértil. O exame consiste em injetar um contraste (líquido), através do colo do útero, no aparelho reprodutor da mulher, para que seja possível a visualização da cavidade uterina e das trompas através de radiografias.