Todo homem com alteração no exame de espermograma deve ter os níveis de hormonais dosados, pois eles podem interferir diretamente na produção de espermatozoides. Os principais hormônios envolvidos são:

– FSH (hormônio folículo estimulante): valores altos de FSH significam que os testículos apresentam alterações que dificultam a produção de espermatozoides. Já níveis de FSH extremamente baixos mostram que o problema está na fabricação desse hormônio, faltando estímulo adequado para que o testículo normal produza espermatozoides. Nesses casos, a reposição semanal de FSH por um longo período de tempo (até 18 meses) pode corrigir o problema.

– LH (hormônio luteinizante): promove a produção de testosterona pelos testículos. Baixos níveis levam à perda da vontade sexual e dificuldade de ereção, além de redução da produção de espermatozoides.

-Testosterona: é essencial para que haja produção de espermatozoides pelo testículo e para que o homem mantenha sua libido e ereção preservadas. Quando ele é reposto indevidamente, pode ocasionar a perda total de produção de espermatozoides pelo testículo.

fonte: http://www.hospitalsaopaulo.org.br/reproducaohumana/disfuncoes-hormonais/