A fecundidade das mulheres diminui gradualmente com a idade, sendo este declínio gradual, no entanto, resultados da medicina reprodutiva tem demonstrado que diminuição significativa da quantidade e qualidade dos óvulos após os 32 anos, sendo este processo mais acelerado após os 37 anos.

Os mecanismos relacionados a queda da reserva ovariana são ainda pouco compreendidos, mas aparentemente incluem múltiplos fatores expressos por genes no cromossomo X e autossomos (cromossomos não sexuais). Educação e reforço da consciência do efeito da idade sobre a fertilidade são essenciais no aconselhamento do paciente que deseja a gravidez.

Dada a redução prevista relacionada à idade da fecundidade, o aumento da incidência de doenças que prejudicam a fertilidade, e ao maior risco de perda de gravidez o Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia e da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva orientam:

– Em mulheres próximas aos 32 anos de idade educação e consciência aumentada do efeito da idade sobre a fertilidade é essencial no aconselhamento do paciente que deseja a gravidez POR PARTE DOS PROFISSIONAIS MÉDICOS.

– Mulheres com mais de 35 anos devem receber avaliação e tratamento acelerado após 6 meses de tentativas fracassadas de conceber ou mais cedo, se clinicamente indicado.

– Mulheres com mais de 40 anos, DEVEM RECEBER avaliação e o tratamento imediato.

Fonte: Fertility and Sterility , marco de 2014.