O Check-up de fertilidade pode apontar problemas tratáveis e evitar tensão na hora de engravidar.

Pensar em engravidar e tomar a decisão de iniciar as tentativas de gravidez são coisas diferentes com expectativas totalmente distintas: mulheres passam do algum dia destes para o AGORA! e aí vem a ansiedade. Com o check-up de fertilidade em dia você pode evitar que alguns problemas só apareçam na hora em que você parta para as tentativas. Mas o que é esse check-up ? “Futuras mamães merecem avaliação personalizada, porém alguns exames como a sorologias (ex: rubéola, toxoplasmose, HIV, Hepatites, etc..), glicemia, Papanicolau, ultrassonografia para diagnosticar alterações no aparelho reprodutor feminino, são sempre importantes. ”, explica o ginecologista e obstetra Dr. Alfonso Massaguer. “É preciso monitorar também as tendências a hipertensão arterial, ao diabetes e outros fatores que possam causar risco na gravidez como a obesidade e o tabagismo.”

A mudança de hábitos ajuda a preparar o corpo.

Pensar preventivamente nos dá a chance de adequar a pressão, a alimentação, a atividade física e até o peso da mulher que está se preparando para conceber. A mudança de hábitos ajuda a preparar o corpo.”

Checar a “força” dos ovários ou carga ovariana também é de grande importância. Algumas mulheres possuem ovários que “envelhecem” mais cedo, isto é, reduzem o número e qualidade dos óvulos em idades mais precoces. Esta carga ovariana pode ser checada através de exame de ultrassom e dosagens hormonais.

Os homens também devem realizar o check-up preventivo. O histórico clínico do pai pode apontar informações importantes para o médico que acompanha esse processo. Para os futuros pais, o principal exame é o espermograma, mas não só ele. Os homens também tem que estar com sorologias em dia!

É indicado um check-up 1 ano antes da concepção, para que qualquer problema possa ser evitado através de vacinas ou tratamentos. Também é prudente uma avaliação básica em toda consulta ginecológica, avaliando o ciclo menstrual e aspecto dos ovários. Prevenção é sempre algo vital para a saúde!