1.O que é a TPM? Quais são seus sintomas mais comuns?

TPM ou “tensão pré menstrual”, é como é conhecido o conjunto de sintomas físicos e psíquicos que antecedem as menstruações. São eles: irritabilidade, fadiga, depressão, confusão mental, dor nas mamas, dor de cabeça, inchaço, ganho de peso, distensão abdominal e até acne discreta.

2.Até quantos dias antes do início da menstruação eles aparecem? Por quê?

A duração e intensidade de sintomas é muito variável, mas podem anteceder em até 15 dias as menstruações, momento em que ocorre a ovulação.

3.Por quanto tempo eles podem durar?

Os sintomas podem começar em qualquer momento após a ovulação, ou seja, quinze dias antes das menstruações, porém podem intensificar-se progressivamente até a menstruação, quando costumam cessar.

4.Como a leitora pode identificar se realmente sofre de TPM ou se tem apenas um desconforto menstrual simples? Qual a diferença?

A síndrome pré menstrual é diagnosticada quando encontrados ao menos 5 sintomas da “TPM” em dois ciclos menstruais consecutivos. Mas atenção, os sintomas devem ser ausentes nos primeiros 15 dias após as menstruações, se os sintomas perduram durante todo o mês, outras investigações serão necessárias.

5.Como amenizar os sintomas da TPM?

Medidas de prevenção são muito importantes:

Reduza o consumo de sal, cafeína, gorduras e açucares, porém mantenha o consumo regular de carboidratos. Evite cigarros e bebidas alcóolicas. Pratique exercícios físicos de moderada intensidade regularmente e adote medidas contra o estresse como sono suficiente, momentos de relaxamento e até possíveis adequações no trabalho.

Quando, apesar das medidas preventivas, os sintomas da “TPM” ainda causarem problemas, procure seu ginecologista pois vitaminas, fitoterápicos, terapia e até antidepressivos podem ajudar.

Importante: Não “assuma” sua TPM e deixe que ela prejudique seu trabalho e suas relações! Procure seu ginecologista e viva melhor!