1.Podemos explicar o que é a menopausa?

A menopausa é a fase da vida da mulher que cessa a capacidade reprodutiva. Os ovários deixam de funcionar e a produção hormonal diminui gerando mudanças fisiológicas no organismo. (OMS, 1996)

2.Quais são os principais sintomas da menopausa? Toda mulher terá obrigatoriamente estes sintomas durante a menopausa? Por quê?

Estudos médicos descrevem múltiplos sintomas como possivelmente decorrentes da menopausa. Os sintomas mais comumente relacionados a menopausa são as ondas de calor (fogachos), suor intenso seguido de calafrios, secura vaginal, dor na relação sexual, diminuição da libido, depressão, ansiedade, irritabilidade, perda do viço da pele unhas e cabelos. Porém sintomas como incontinência urinária, osteoporose, alterações do metabolismo do colesterol e triglicérides, aterosclerose, insônia, diminuição da concentração e da memória, palpitações, dores de cabeça, tonturas, dormências localizadas.. podem ser associados a menopausa.

Experimentar os sintomas da menopausa, entretanto, não significa seguir uma estatística. Características psíquicas e fatores sociais, econômicos, culturais e étnicos parecem ser os principais determinantes da sintomatologia. Em algumas culturas a menopausa não é sequer nomeada e eventuais sintomas referidos são vinculados ao envelhecimento normal.

3.Há alguma forma de minimizar os sintomas citados acima? (Em caso positivo) Qual?

Pró atividade é a palavra de ordem da mulher na menopausa e peri menopausa. Hábitos de vida saudáveis poderão minimizar ou impedir o aparecimento de sintomas e doenças relacionadas a menopausa. Exemplos:

1.Atividade física aeróbica e anaeróbica: minimizam perda óssea, melhoram elasticidade e força muscular, memória e poder de concentração, ajudam no metabolismo do colesterol, triglicérides e açucares/diabetes, melhoram auto-estima e bem estar físico e mental no geral.

2.Alimentação saudável: proporcionam adequadas disponibilidade de cálcio para ossos e nutrientes e micro nutrientes necessários para metabolismo e bom funcionamento físico e mental.

3.Acompanhamento Médico: detectará sintomas e alterações físicas e mentais dimensionando-as sobre a qualidade de vida da mulher, orientando e discutindo prós e contras das possibilidades de convivência com sintomas versus tratamentos específicos.

4.Terapia de Reposição Hormonal (alopatia, fitoterapia, homeopatia..):desde que usada com prescrição médica individualizada, poderá minimizar sintomas específicos que diminuam a qualidade de vida da mulher na menopausa.

4.Como passar pelo período conservando a saúde e o bem-estar? Por quê?

Compreender a menopausa e seus possíveis sintomas e consequências é fundamental. Manter ou intensificar hábitos saudáveis para corpo e mente poderão minimizar o impacto negativos dos sintomas da menopausa. Manter acompanhamento médico regular minimizará sintomas e risco de desenvolvimento de doenças mais comuns nesta fase da vida, prolongando longevidade e principalmente a qualidade de vida.

5.Por quanto tempo estes sintomas costumam durar?

Os sintomas costumam ser mais intensos logo no início da privação hormonal, seja ela decorrente de uma cirurgia ou da cessação da função ovariana. A maioria das mulheres refere melhora satisfatória dos sintomas após 5 anos da menopausa,embora algumas mulheres refiram ausência de sintomas muito mais precocemente e outras mantenham sintomas por mais tempo.

6.Em que casos é preciso fazer reposição hormonal? Por quê? Por quanto tempo a reposição deve ser feita? Por quê?

Mulheres que tenham diminuição de sua qualidade de vida decorrente de sintomas da menopausa ou tenham desenvolvido doenças características deste período e que não tenham contra indicações a reposição hormonal, podem, com indicação médica, fazê-la. A reposição poderá ser mantida por 5, 10 ou até mais anos, a critério do médico, segunda características de cada paciente.

A reposição hormonal não deve ser usada para prevenir sintomas, mas para minimizar sintomas já existentes. Deverá ser sempre individualizada e o acompanhamento médico é imprescindível enquanto durar o tratamento. Contra indicações absolutas a reposição hormonal são: Sangramento vaginal de etiologia desconhecida, Câncer de mama ou de endométrio recentes, doença tromboembólica aguda, doença hepática severa ativa e porfiria.

7.Em que faixa etária a menopausa é comum? Por quê?

Geralmente entre os 40 e 51 anos de idade sendo prematura ou precoce quando anterior aos 40 anos e tardia se acontece após 52 anos, para outros após 55 anos.