O assunto Endometriose e Gravidez gera muitas dúvidas entre as mulheres que desejam ter filhos. Isso porque, essa doença representa um dos fatores que gera mais infertilidade. Você sabia disso?

Esse distúrbio é caracterizado pelo crescimento do endométrio, que é o tecido responsável por revestir a parte inteira do útero e que é eliminado através da menstruação, a cada 28/30 dias.

Quando ele cresce e começa a revestir outros órgãos como a pelve e os ovários, acaba gerando uma série de problemas graves, entre eles a infertilidade.

Ainda não há estudos concretos sobre as causas exatas dessa doença. Mas, o que os especialistas apontam é que pré-disposição genética é o principal fator de desenvolvimento.

A mulher com endometriose pode engravidar?

Sim, a endometriose causa infertilidade, mas a gravidez nesse caso ainda é possível. Se uma mulher tem a doença, apesar de ser mais difícil, ela ainda pode gerar um filho.

Contudo, para isso, antes de qualquer coisa ela precisa tratar da doença. No caso de quadros leves e moderados, a maioria das pacientes recebem tratamento através de medicamento (orais e injetáveis) ou da colocação de dispositivo intrauterino.

Agora, nos casos mais avançados e graves, geralmente é recomendado a cirurgia de videolaparoscopia.

Depois do tratamento, o especialista irá avaliar o estado das trompas e ovários. Em alguns casos é possível que a mulher engravide sem processos de fertilização.

Já em outros apenas a fertilização in vitro é uma opção.

O tratamento da doença é garantia de gravidez?

Não, pois a gravidez vai depender de uma série de outros fatores como, por exemplo, a idade da paciente. A partir dos 35 anos as mulheres tendem a produzir menos óvulos.

Com isso, aumenta a dificuldade de uma possível gravidez. Mas isso não é motivo para perder a esperança.

Na verdade, o Brasil é referência no que diz respeito a Endometriose e Gravidez. O país possui milhares de casos de sucesso de mulheres que tinham a doença e que conseguiram engravidar.

Isso acontece graças aos métodos e tecnologias de ponta que são aplicados hoje em dia na medicina reprodutiva.

Endometriose e Gravidez: Quais são os riscos

No caso de mulheres que tem endometriose, elas terão um acompanhamento mais de perto dos especialistas. Qualquer mulher que tinha alguma dificuldade para engravidar e engravidou terá esse tipo de auxílio.

Além disso, é preciso ter em mente que não existem evidências cientificar sobre o risco de endometriose e gravidez para a mamãe ou bebê. Isso quer dizer que a doença não afeta nenhum dos dois de forma direta.

Contudo, a gravida que fez tratamento do distúrbio precisa ter os mesmos cuidados que qualquer outra gestante. Isso engloba:

  • Fazer as consultas periódicas do pré-natal;
  • Ter uma alimentação saudável durante a gestação;
  • Não fumar ou beber bebidas alcoólicas;
  • Praticar exercícios físicos com moderação e sempre com acompanhamento de um especialista;
  • Buscar ajuda médica caso sinta qualquer coisa fora do comum, como corrimentos, dores abdominais, sangramentos e etc.

A relação endometriose e gravidez é bem delicada. Contudo, hoje já é possível que mulheres que têm o distúrbio engravidem. Mas é essencial procurar um especialista não apenas  para o tratamento da doença, mas, também, para orientações sobre maneiras de aumentar a fertilidade.