A hora de amamentar é uma das mais importantes para a mamãe e bebê. Não só pelo fato do leite materno ser o único alimento da criança, mas, porque esse é um momento onde a ligação entre os dois se aprofunda.

Mais do que um ato necessário para a sobrevivência do bebê, amamentar é uma prova de carinho e amor. Contudo, esse é um momento relativamente delicado para um recém-nascido.

Como ele ainda não tem as barreiras de proteção necessárias, a mamãe precisa ter perto uma série de acessórios para proteger o pequeno, e, também tornar o momento mais tranquilo.

Confira abaixo algumas coisas que não podem faltar na hora de amamentar.

Não pode faltar um local confortável para amamentar

A amamentação precisa ser um momento de conexão entre a mãe e o bebê. Logo, é necessário achar um local confortável.

Caso contrário você pode ficar com dores nas costas ou até mesmo terá dificuldades para fazer a criança mamar. Uma poltrona de amamentação é o ideal.

Garrafa d’água
Amamentar geralmente é uma prática que faz com que a mulher sinta muita sede. Por isso, beber água é um cuidado que não pode faltar na hora de amamentar. Além disso, a hidratação constante é fundamental também para a produção de leite.

Logo, o ideal é deixar uma garra d’água ou até mesmo uma jarra perto da poltrona de amamentação. Assim você poderá beber água com facilidade até mesmo durante o processo de amamentar.

Relógio ou celular
Marcar a hora e quantidade de tempo de cada mamada é fundamental. Isso porque, além de criar uma rotina alimentar, você também não se descuida na hora de atender as principais necessidades em relação a alimentação do bebê.

Por isso, sempre tenha por perto um relógio ou celular para anotar a hora ao amamentar e o tempo de amamentação.

O smartphone é o mais indicado pois é possível encontrar uma grande variedade de aplicativos que podem facilitar esse controle.

Pomada de lanolina
Durante a amamentação é muito comum que os bicos dos seios “rachem” e fiquem sensíveis. De modo geral passar o próprio leite materno neles ajuda na cicatrização.

Contudo, para algumas mulheres é necessário um tratamento adicional. Nesse caso a pomada de lanolina é a mais indicada.

Além de ajudar na hidratação dos mamilos, ela também irá estimular a cura e ainda proteger eles.

Absorvente de seio ou concha de amamentação

Mais uma das dicas para a hora de amamentar é ter um absorvente de seio ou a concha de amamentação sempre por perto. Muitas mulheres acabam tendo uma produção de leite elevada, e é comum que ele vaze pelos bicos dos seios.

Para evitar que as roupas manchem ou que você tenha que trocar constantemente de sutiã, use um desses dois itens. Eles irão impedir que o leite acabe causando esses transtornos.

Sutiã de amamentação

Esse é um acessório que é uma verdadeira mão na hora de amamentar.

Isso porque, com ele você terá mais facilidade para retirar o seio e dar para a criança. Ele possui um fecho diferenciado, em casa seio, que pode ser aberto liberando o peito para o bebê.

Com esses acessórios, a hora de amamentar se tornará mais tranquila e prática.