O Câncer de Mama é uma doença que afeta milhares de mulheres todos os anos. Somente em 2018, o INCA estima que 59.700 novos casos surjam ao longo do ano. Apesar dessa estimativa nada positiva, é importante saber que atos de prevenção podem reduzir em até 28% o risco de desenvolvimento dessa doença. E é justamente pensando em incentivar a prevenção que o Outubro Rosa foi criado.

A campanha tem o objetivo de mostrar às mulheres que pequenas atitudes podem fazer toda a diferença quando se trata de prevenção contra o câncer de mama. Desde a realização anual da mamografia, até o autoexame das mamas, bem como a adoção de hábitos saudáveis que podem ser incluídos no dia a dia.

Continue lendo esse post e confira algumas dicas sobre o que fazer para prevenir o câncer de mama.

Outubro Rosa: O que fazer para se prevenir do câncer de mama

Como já estamos em pleno Outubro Rosa, resolvemos trazer nesse post algumas dicas sobre como se prevenir contra o Câncer de Mama. São ações que se colocadas em prática, irão diminuir os riscos da doença e, ao mesmo tempo, lhe proporcionar mais saúde e qualidade de vida. E a primeira dica é:

Realize o autoexame da mama

As dores na mama são relativamente normais. Pelo menos 70% das mulheres sentem esse tipo de desconforto durante TPM, por exemplo. Além disso, outras alterações hormonais, como a gravidez, também podem gerar dor na mama.

Contudo, é indicado fazer o autoexame da mama para verificar se não existe alguma anomalia ligada a essas dores. Para isso, coloque as mãos na cintura e veja se o contorno e tamanho dos seios estão normais.

Em seguida, erga os braços e com a mão comece a apalpar a região para verificar se não existem nódulos, caroços ou lesões. Também fique atenta a vermelhidões, secreções e irritação nos mamilos.

Mantenha uma alimentação saudável

O Outubro Rosa não diz respeito apenas à realização do autoexame e da mamografia. A campanha também incentiva a doação de hábitos mais saudáveis que ajudem na prevenção do câncer de mama.

Entre eles está a alimentação saudável. O consumo excessivo de produtos industrializados, processados e refinados pode causar alterações hormonais que desencadeiam a doença.

Por conta disso, o ideal é que você mantenha um cardápio rico em verduras, legumes, vegetais, frutas, grãos e cereais, de preferência orgânicos. Isso quer dizer que não tenham agrotóxicos.

Pratique exercícios físicos

Se você ainda não pratica exercícios físicos, aproveite esse Outubro Rosa para começar a praticar!!! As atividades físicas são poderosas aliadas na prevenção e até mesmo combate da doença.

Isso porque, elas auxiliam no controle hormonal, que está diretamente ligado a redução dos riscos não só do câncer de mama, mas de outras doenças.

Evite o cigarro e bebidas alcoólicas

Tanto a nicotina como as substâncias das bebidas alcoólicas podem aumentar o risco de desenvolvimento do câncer de mama. Mais do que isso, elas podem desencadear outros canceres.

Isso sem contar que ambos podem causar dependência química e aumentar o risco de outras doenças.

Essa são apenas algumas dicas de como se prevenir do Câncer de Mama. O Outubro Rosa, mais do que uma campanha de conscientização, é um momento de luta.

Por isso, não deixe de compartilhar esse post para o máximo de pessoas possíveis, principalmente mulheres. Assim, você também estará ajudando a causa.