Artigo escrito pelo doutor Vamberto Maia.

Há quase 40 anos surgia um bebê que iria mudar a forma como a medicina passaria a enxergar a Reprodução Humana. Louise Brown foi concebida em 1978 com ajuda da medicina em um laboratório. Desde então, as técnicas de reprodução humana só evoluíram e permitiram que mais de um milhão de crianças nascessem e famílias se completassem.

É inegável que o caminho ainda é curto e muitos avanços precisam e, certamente, serão, realizados, mas ao olhar o passado vemos que o futuro é promissor. Quem poderia imaginar que poderíamos selecionar embriões com determinados genes para salvar filhos de irmãos com doenças genéticas! Para ficar em um exemplo apenas.

Ser mãe é talvez uma das forças da natureza mais vitais aos animais. Basta assistir um programa sobre o tema que veremos que não somos em nada diferentes deles. E certamente veremos ainda muitos avanços nessa área permitindo que esta empreitada seja mais assertiva.

Conheça mais sobre algumas técnicas e procedimentos disponíveis hoje nas principais clínicas de Reprodução Humana:

Fertilização In Vitro
Louise Brown foi o primeiro bebê nascido de FIV, a Fertilização In Vitro, técnica de reprodução humana indicada para casais em que a mulher sofre de problemas nas trompas ou endometriose e em que os homens têm dificuldades na produção de gametas. As chances de sucesso com o uso da FIV estão relacionadas a idade do óvulo. Por isso, em mulheres com menos de 35 anos as chances de uma gravidez chegam a 60%.

Para continuar lendo, acesse:
– Terra
– Agência Estado
Comunique-se
Llaranjas
Quem vê
Beleza Sustentável
Coaching Para Elas