Quando o desejo de ser mãe acaba encontrando algumas dificuldades, algumas alternativas surgem para tornar esse sonho uma realidade palpável e muito feliz. Uma delas é a ovodoação, um gesto de altruísmo e compartilhamento que tem a capacidade de espalhar amor e união para as famílias que desejam viver a inesquecível experiência da maternidade/paternidade.

O que é ovodoação?

A ovodoação faz parte do leque de opções disponíveis no universo da reprodução assistida, e consiste basicamente na doação de óvulos para uma receptora desconhecida. Ou seja, uma mulher que consegue produzir óvulos em quantidade suficiente ou com boa qualidade faz uma doação anônima para outra mulher, que por sua vez encontra dificuldades para engravidar por conta de dificuldades na produção de óvulos.

Os óvulos doados anonimamente são fertilizados e implantados no útero materno.

Como funciona a ovodoação?

A mulher interessada em doar seus óvulos saudáveis deve procurar uma clínica de reprodução assistida. Ela receberá medicamentos hormonais para desenvolver óvulos e liberá-los, seguindo a partir daí com a coleta deles e posterior análise, para que o médico saiba se eles realmente estão aptos para a doação.

Ao sinalizar interesse em receber a ovodoação, a receptora também receberá hormônios, e eles atuarão no preparo do útero para receber o embrião.

O óvulo doado passa pelo processo de fecundação, que ocorre com os espermatozoides do parceiro da receptora. Os embriões levam entre três e cinco dias de desenvolvimento em um centro de reprodução assistida, e, após esse período, são implantados no útero da receptora, que inicia a gestação.

Quem pode doar óvulos?

Doar os óvulos é um ato de sensibilidade e amor ao próximo. A doadora deve ter menos de 35 anos, não apresentar histórico de doenças genéticas, não ter doenças infectocontagiosas, e ter tipo sanguíneo e físico compatíveis com a receptora. A doação não é remunerada, ou seja, quem doa não recebe dinheiro, mas tem seu tratamento prévio à doação totalmente custeado.

O processo é totalmente anônimo para ambas as partes, e tanto a receptora quanto a doadora não podem se conhecer ou ter parentesco.