Leiomiomas são os mais comuns tumores benignos uterinos, presentes em até metade das mulheres com faixa etária entre 40 e 50 anos. A maioria dessas mulheres não possui sintomas e, nesse caso, não há necessidade de tratamento. Quando há, os sintomas mais comuns são: aumento na quantidade e duração das menstruações, cólicas menstruais e sangramento entre as menstruações, dores pélvicas e/ou lombares, aumento da frequência urinária e até mesmo infertilidade.

Tratamentos para Leiomiomas Uterinos

O tipo de tratamento a ser indicado, entre clínico ou cirúrgico, dependerá da idade da mulher, da intensidade dos sintomas e da resposta a tratamentos prévios. Porém, se estiver em fase de menopausa, deverá seguir algum tipo necessariamente.

Quando decidido por cirurgia, será a quantidade e localização dos miomas que determinarão o tipo – a retirada do útero é o mais realizado em todo o mundo. Em algumas situações é permitido usar alternativas, como a retirada apenas do mioma, a chamada miomectomia, além de laparoscopia, histeroscopia, entre outras.