A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) afeta de 20% a 30% das mulheres na idade fértil. É a causa mais frequente de disfunção da ovulação, o que leva desde a ausência da menstruação e ciclos menstruais irregulares até infertilidade.

Os cistos nos ovários são pequenas bolsas que contém material líquido e que podem aparecer em qualquer parte do corpo. Os ovários policísticos possuem várias dessas pequenas bolsas – 12 ou mais em pelo menos um dos ovários. Quando não tratada, a SOP pode aumentar o risco para doença cardiovascular, diabetes e câncer.

Os sintomas da SOP incluem acne, aparecimento de pêlos no corpo, queda de cabelo, aumento de peso, irregularidade menstrual e infertilidade, o que não significa que uma paciente deva ter todos os sintomas descritos. Além disso, a resistência à insulina passa a ser outra característica marcante.

A avaliação dos ovários é realizada por meio da ultrassonografia e, após a constatação, sempre deve ser considerada a perda de peso em pacientes obesas, o que proporciona melhora do colesterol, da pressão arterial e da resistência à insulina, além de excesso de acne e pêlos. A partir dessa normalização, há a restauração dos ciclos menstruais e da fertilidade.