1) O que levar para a maternidade?

Isso é complexo, pois cada maternidade tem uma lista própria de orientações aos futuros pais! Algumas incluem meias, outras luvas mas, aqui vai uma dica de lista básica de maternidade:

Para o bebê:
6 bodies de manga longa (bebês perdem calor);
6 mijões (preferencialmente com pés);
6 macacões (variar finos e grossos a depender do clima da cidade);
6 meias (ajudam a segurar os mijões no lugar);
6 luvas (evitam arranhões pelas unhas fitinhas do bebê);
3 casacos em caso de inverno;
2 mantas leves;
1 manta de lã;
6 panos de boca;
6 panos de ombro.
A dica é separar 1 peça de cada e colocar em saquinhos, ou amarrar os conjuntos com fitinhas coloridas marcando bem a primeira e a última troca que costumam ser as mais especiais…

Atenção: para não passar aperto na maternidade pergunte sobre disponibilidade de: Fraldas descartáveis, creme anti assaduras, shampoo e sabonete infantil, algodão para limpeza.

Para mamãe:
4 roupas confortáveis de algodão com abertura frontal para facilitar a amamentação;
4 calcinhas largas de algodão;
4 sutiãs de amamentação;
1 chinelo;
Absorventes;
Absorventes de seios;
Creme para seios a base de lanolina;
Produtos de higiene pessoal: escovas de cabelo e dentes, pasta de dentes, sabonete, shampoo, condicionador, hidratante de corpo “sem perfume”, secador de cabelos, maquiagem.

Para papai ou acompanhante:
3 trocas de roupas;
Produtos de higiene pessoal;
Lanchinhos: iogurtes, bolachas, cereais… Os hospitais não costumam oferecer lanches e refeições para acompanhantes, assim sendo, melhor prevenir!!!

E não se esqueçam dos documentos, carteirinha do plano de saúde, maquina fotográfica e filmadora, celulares, carregadores e até laptops para avisarem família e amigos sobre nascimento!

2) A mamãe pode estar com as unhas pintadas no dia de dar à luz?

Sim, mas com cores claras e transparentes para não interferir nos cuidados com a mãe na hora do parto. A quantidade de oxigênio no corpo materno é geralmente monitorizado através de uma luz que atravessa o dedo indicador e esmaltes escuros atrapalham esta leitura.

3) Pode estar maquiada na hora do parto?

Deve! Esse momento especial é, na maioria das vezes, fotografado e até filmado. Se esse for seu caso, nada melhor do que guardar sua imagem linda e radiante.

4) E após o parto?

O que evitar para não irritar a pele sensível do bebê (exemplo: perfume?)? Dentro do útero materno o bebê estava protegido e, a partir do nascimento, será introduzido as várias sensações da vida extra uterina. Mas vamos com calma, recém nascidos são mais sensíveis a odores, podem desenvolver alergias e tem pele mais fina e sensível que de adultos. Evite odores fortes (odorantes, perfumes, cremes de pele e amaciantes muito cheirosos, etc.), pólen de flores, tecidos sintéticos também podem causar irritação nas vias aéreas e pele dos pequenos.