No primeiro capítulo da novela uma grávida hipertensa entra em trabalho de parto e é realizado um parto normal. Esse é o procedimento mais indicado?

R. a hipertensão não contraindica o parto normal.
a CESARIANA pode ser indicada em uma situação em que o feto esteja em sofrimento e o parto normal ainda demorará algumas muito.

Durante o parto, a parturiente teve um aumento de pressão, lhe foi aplicado o sulfato de magnésio e durante as contrações ela teve um acesso e faleceu. É assim tão rápido que uma gestante com eclampsia pode falecer?

R.sim, é possível a eclâmpsia matar rapidamente, por um derrame cerebral (AVC) por exemplo. Além de sequelas como lesão dos rins, descolamento de retina e lesões neurológicas.

Durante o parto ela ficou sem batimentos cardíacos, ela poderia se ressuscitada com massagem cardíaca e desfibrilador?

R. Um feto resiste durante alguns minutos sem oxigênio. Se o período de anóxia (ausência de oxigenação) for muito longo, não há como salvá-lo. A eclâmpsia pode causar desolamento placentário, gerando esta falta de oxigenação para o feto.

Por que é importante a presença de um cardiologista em um parto de uma mulher com hipertensão ou pré-eclâmpsia?

R. É importante uma equipe de retaguarda. Isto é, se alguma complicação ocorrer, é importante termos uma UTI e equipe médica completa para atender esta gestante. Isto vale para qualquer mulher em pré-natal de alto risco (hipertensão, diabetes, idade avançada, gêmeos, entre outras).

Um casal homossexual da novela decide ter um filho por fertilização in vitro e chama uma amiga para ser a barriga solidária. Mas não é obrigatório por lei que apenas uma pessoa da família seja barriga solidária? Por quê?

R. o útero de substituição ou “barriga solidária” é autorizado para parentes de até quarto grau. Em situações que não há tal parente, pedimos uma autorização ao CRM.
É procedimento que vem crescendo!

Por que é tão importante que o óvulo seja de uma doadora anônima na fertilização in vitro com ovodoação?

R. É uma norma do CFM. Ela tenta evitar conflitos, como disputas pela criança.